PROJETO ESCOLAS NO TEATRO APRESENTA ‘OS SALTIMBANCOS’ PARA A REDE PÚBLICA DE PLANALTINA
- davicdm
- há 6 minutos
- 3 min de leitura
Montagem da Agrupação Teatral Amacaca - ATA estará em cartaz no Complexo Cultural da região, contemplando mais de 1.000 crianças e jovens estudantes

Nos dias 26 e 27 de agosto (ter e qua), cerca de 1.000 estudantes da rede pública de ensino de Planaltina terão a oportunidade de assistir gratuitamente ao consagrado musical ‘Os Saltimbancos’, montagem da Agrupação Teatral Amacaca - ATA com direção do mestre Hugo Rodas. A ação integra o projeto Escolas no Teatro, realizado pelo Instituto Pactos de Desenvolvimento Regional Sustentável com recursos do Ministério da Cultura. As sessões teatrais serão promovidas no Complexo Cultural de Planaltina, com interpretação em Libras e acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção.
‘Os Saltimbancos’ é muito mais que um musical infantil: é uma fábula atemporal sobre liberdade, união e resistência. A peça conta a história de quatro animais – jumento, cachorro, galinha e gata – que fogem de seus patrões para formar um grupo musical na cidade, convidando o público a refletir sobre justiça, fraternidade e o poder revolucionário da arte. A peça original, em italiano, foi inspirada no conto ‘Os Músicos de Bremen’, dos irmãos Grimm, com canções de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov. A versão em português traz composições e releituras de Chico Buarque.
Nesta primeira edição do Escolas no Teatro (2025), a ATA realizará quatro apresentações de ‘Os Saltimbancos’ no Complexo Cultural de Planaltina, com apoio da Mediato Experiências Culturais. Serão contemplados estudantes da Escola Classe 01 de Planaltina, o CEF 01 de Planaltina e o CEE 01 de Planaltina, incluindo a Educação de Jovens e Adultos.
“Sabemos que para muitos alunos este será o primeiro contato com uma peça de teatro profissional. Por isso, queremos compartilhar nas escolas públicas uma experiência capaz de plantar sementes que florescerão em novos olhares, novos sonhos e, quem sabe, futuros artistas. A partir dessa experiência, pretendemos ampliar nossas apresentações para mais escolas públicas do DF”, comenta a atriz e produtora Dani Neri.
Os saltimbancos candangos de Hugo Rodas
A primeira versão de ‘Os Saltimbancos’ dirigida por Hugo Rodas foi lançada em 1977, com o Grupo Pitú. O espetáculo traz a mistura de elementos do teatro, dança, circo e música. Quarenta anos depois, em 2019, Rodas remonta o musical junto da Agrupação Teatral Amacaca, celebrando seu aniversário de 80 anos. A premiada remontagem da ATA já nasce como uma antológica versão brasiliense. A peça é sucesso de público e já foi apresentada para mais de 25 mil pessoas nos principais teatros do DF e em circulação no Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), reunindo em sua plateia diferentes gerações.
Agrupação Teatral Amacaca (ATA)
Com 15 anos de trajetória, Amacaca é uma expressiva companhia criada no Distrito Federal e marcada por um teatro físico e musical. É regida pelos ensinamentos do mestre Hugo Rodas, um dos maiores diretores teatrais brasileiros, reconhecido por seu rigor estético e por criar experiências cênicas inesquecíveis. Referência no cenário artístico de Brasília, a agrupação reúne atrizes e atores que têm como foco a experimentação em dramaturgias do corpo, do espetáculo teatral e das musicalidades. Em 2023, no Plenário da Câmara Legislativa, a companhia recebeu o IV Prêmio Marielle Franco de Direito Humanos, na categoria "Arte e Cultura", por ter suas obras permeadas por debates políticos e um profundo compromisso com a democracia.
PROGRAME-SE
Projeto Escolas no Teatro
QUANDO: 26/08 (ter), às 10h e às 15h | 27/08 (qua), às 10h e às 14h
ONDE: Complexo Cultural de Planaltina
Para quem: EC 01 de Planaltina, CEF 01 de Planaltina e CEE 01 de Planaltina
Entrada: franca e exclusiva para a escolas contempladas
Acessibilidade: Interpretação em Libras
Redes sociais: @agrupacaoteatralamacaca