PROJETO "A RENDA DELAS" ABRE INSCRIÇÕES

Com foco em empreendedorismo e geração de renda para mulheres da periferia, a iniciativa proporciona formações gratuitas.

Com início do programa em 2 de abril, A Renda Delas já tem suas inscrições gratuitas abertas via formulário online até 31/03. O público-alvo do projeto são mulheres habitantes do Sol Nascente/Pôr-do-Sol e da Ceilândia, e seu objetivo é a promoção do empreendedorismo e da geração de renda para as inscritas. Para tanto, a formação está dividida em seis etapas: 1. Desafios e Oportunidades dos Empreendimentos Femininos; 2. Mapa das Potencialidades do Grupo; 3. Organização do Trabalho e Trabalho em Rede; 4. Gestão Financeira; 5. Marketing Digital e 6. Regularização Jurídica e Cooperativismo. O primeiro encontro acontece na Casa Natureza, das 9h às 17h. Os demais serão informados posteriormente.

Trata-se de uma iniciativa da Renda Delas, projeto do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD-DF), e de uma realização do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos com a Casa da Vila.

Com a proposta de consolidar e fortalecer negócios comandados por mulheres de zonas menos favorecidas do Distrito Federal, além de propiciar formações profissionalizantes, a iniciativa também incentiva a cooperação entre elas, propondo-se como um espaço de trabalho em rede e de apoio mútuo para as empreendedoras.

“Na contramão da visão atomista que o mundo do empreendedorismo normalmente prega, as oficinas de gestão financeira vão trazer para o debate a importância de se fortalecer enquanto rede para ter bons resultados financeiros, por meio de exemplos reais e contextualizados com a realidade das mulheres que irão participar”, comenta Lai Santiago, professora da oficina de Gestão Financeira.

Ligia Kawata, uma das coordenadoras do projeto, também compartilha sua visão sobre o conceito por trás das atividades: “em mais de 1 ano de organização do A Renda Delas, aprendemos muito umas com as outras na prática. O curso é um momento de conectar a prática com a formação técnica. Com ele, vamos ter um novo olhar para gerenciar os nossos negócios de forma mais organizada e profissional. Esse é o resultado de um trabalho coletivo de identificar as lacunas nos negócios das empreendedoras”.

A carga horária total é de 112 horas e os encontros quinzenais acontecem no Sol Nascente, ao longo de 6 meses. Durante o curso, haverá refeição para as participantes, além de um espaço de educação e recreação para as crianças no mesmo local, batizado de Ciranda. Tudo isso com o intuito de facilitar a participação de mulheres que sejam mães.

Na etapa de conclusão do A Renda Delas, cada participante receberá um banner personalizado de acordo com seu empreendimento, cuja confecção acontece ao longo do curso. Além disso, também contarão com um certificado de formação.


PROGRAME-SE

Inscrições: gratuitas, até 31/03.

Link para inscrições: https://forms.gle/jGGQ5oH8ZCyFho2U9

Redes sociais: @arendadelas.

ONDE: O primeiro encontro acontece na Casa Natureza (AVC 311, Chácara 97, casa 12, SH Sol Nascente, Trecho 2) . Os demais serão informados posteriormente.

OFICINAS:

1. Desafios e Oportunidades dos Empreendimentos Femininos com Débora Sá Ribeiro de Azevedo (8 horas) – 02/04, de 9h às 17h.

2. Mapa das Potencialidades do Grupo com Wemmia Anita (8 horas) – 10 a 23/04.

3. Organização do Trabalho e Trabalho em Rede com Wemmia Anita (16 horas) – 24/04 a 21/05.

4. Gestão Financeira com Lai Santiago (32 horas) – 22/05 a 16/07.

5. Marketing Digital com Luana Gomes (32 horas) – 17/07 a 10/09.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...