PRECISAMOS FALAR DE VITTOR SINISTRA...

Audacioso estilista de Ceilândia/ DF estreia na semana de moda da Casa de Criadores, em São Paulo. Conheça um pouco mais Vittor Sinistra.

Arte sobre fotos de Vittor Sinistra nas redes

Com a apresentação de um filme de moda, o estilista ceilandense estreia na 50ª edição da Casa de Criadores em São Paulo, evento que reúne grandes nome da moda nacional. O filme será um cartao de vistas ao seu Universo Sinistro.


Vittor Sinistra surge durante o isolamento pandêmico em meio a um intenso cotexto de adoecimento psicológico, o que torna esse assunto muito relevante para seu processo criativo. O filme apresenta como tema geral as perturbações que atribulam a mente, criando inseguranças e incertezas entre as pessoas.


Ansiedades, pânicos, depressão, expectativas estéticas e sociais que afetam a saúde mental e bem estar, figuram no roteiro através da música, dos movimentos, das composições e das roupas.


Seguindo o estilo de criação sinistra, essas ameaças psicológicas são representadas por personagens caracterizadas como monstros. As roupas são coloridas e lúdicas, flertando com uma estética infantil de brinquedos malditos. Muitos traumas e transtornos que acometem as pesoas tem sua raiz na infância, tornando esse encontro com a criança interior ainda mais necessário, por vezes doloroso, espinhento, mas com alto potencial de autoconhecimento e cura.


Considerado um ato introdutório, essa apresentação vai mostrar a essência estética de Vittor Sinistra, explorando formas, aplicações e volumes em peças

descontraídas e lúdicas.

Peças ousadas e contemporâneas fazem parte das criações do estilista. Foto: Via divulgação

Importante ressaltar também que essa produção foi realizada de forma colaborativa e coletiva, sem apoio financeiro governamental ou privado. Um coletivo de profissionais multidisciplinar, em maioria LGBTqIa+, orquestrado por Vittor Sinistra e Raymundo Calumby (Diretor).


O filme que será exibido nessa Sexta Feira 8/7, durante a semana de moda da Casa de Criadores em São Paulo, teve como suporte um financiamento coletivo feito pelo próprio estilista em uma capanha em suas redes sociais, onde os apoiadores cocncorriam a pequenas recompensas.


O evento é fechado só para convidades e conta com grandes criativos da moda nacional e personalidades, dentre os quais Vittor Sinistra se apresentará pela primeira vez. A Casa de Criadores fará a transmissão do evento ao vivo em suas plataformas, com início marcado para 20h e tb disponibilizará os conteúdos em seu site oficial.


QUEM É VITTOR SINISTRA?

Artista visual trabalhando profissionalmente com arte desde 2014, nascido em Ceilândia, periferia do Distrito Federal. Tendo sido servidor do Sistema Único de Saúde - SUS durante mais de dez anos, atuando nas áreas de políticas públicas de equidade e Saúde Mental (como agente e como paciente), constrói sua narrativa explorando as nuances do medo e seu reflexo na construção de nossas identidades.

Os trabalhos de Vittor podem ser conferidos também pelo Instagram.

Suas composições pontiagudas remetem a uma inadequação, uma dificuldade de se encaixar nos lugares sem incomodar ou machucar os outros e a si mesmo. A forma mal vista, apontada, malquista, inconveniente, extravagância que incomoda e encanta. Existe uma vontade de provocar, de cutucar, de movimentar, de surpreender, de questionar, de atacar. Os traumas provocados pelo bullying e violências na infância tomam formas e os medos são materializados num esforço de digestão de tanto que precisou ser engolido.


A Infância e adolescência foram vividas entre Setor O e Sol Nascente, onde Vittor Sinistra cresceu até chegar a Universidade de Brasília - UNB, onde se graduou em Letras e iniciou o curso de Arte Visuais. Estreando na 50ª Edição da Casa de Criadores , o estilista já reúne colaborações com artistas como Duda Beat, Getúlio Abelha, Karina Buhr, além de ter desenvolvido peças para Lucy Ramos e seu parceiro na Super Dança dos Famosos, da Globo.

Algumas produções de Vittor - Fotos: Divulgação

Atualmente cria em seu ateliê/casa em SP, atendendo projetos exclusivos para artistas da música, teatro, perfomance e público geral. Seu principal meio de divulgação e contato é o Instagram @VittorSinistra, onde compartilha suas produções, processos e desafios de se trabalhar com moda e arte independente.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...