top of page

"PORMENOR DE AUSÊNCIA" - PEÇA COM GILSEPPE ORISTANIO EM CARTAZ NO RIO

Para comemorar os 50 anos de carreira, o ator Giuseppe Oristanio apresenta na Casa de Cultura Laura Alvin, no Rio, um monólogo para retratar os últimos anos de vida do escritor Guimarães Rosa.

ree

Com texto de Lívia Baião e direção de Ernesto Piccolo, “Pormenor de Ausência” apresenta um Guimarães Rosa com toda a sua erudição, mas – e principalmente – desvenda toda a humanidade de um dos maiores escritores brasileiros. No texto, o grande Rosa está às voltas com seus problemas de saúde, os pensamentos sobre as perspectivas da morte e os desejos quase insuportáveis da imortalidade da Academia Brasileira de Letras. Um dilema pessoal que revela as fraquezas humanas nunca abordadas quando se pensa, se escreve ou se lê sobre o grande Rosa.


Apesar da saúde fragilizada, vemos ainda um escritor em franca atividade, criativo e de linguagem inovadora, exercendo suas funções de diplomata – muitas vezes com entusiasmo, outras tantas não – mas, e sempre, com o raciocínio afiado e comentários ferinos – por vezes agradecido, por vezes ressentido por críticas à sua forma inovadora de escrever:


“Certamente mudará de ideia quando ficar mais velho e sábio”, disse Rosa sobre a crítica de Ferreira Gullar.


Poliglota e erudito, Guimarães Rosa viajava pelos sertões do Brasil no lombo de cavalos, conversando com os sertanejos, em busca de captar a linguagem e a forma brasileira de pensar e expressar seus pensamentos. Sua obra nos prova que obteve muito êxito nessa busca.


Quanto à peleja entre a Morte e a Imortalidade da Academia, também venceu, mas foi uma disputa cabeça a cabeça, numa corrida definida no Foto Finish.


Eleito para a Cadeira 2 da Academia, cujo patrono é Álvares de Azevedo, morreu três dias depois. “As rosas que enfeitaram minha cerimônia de posse sequer tinham começado a murchar...”

Se pudesse comentar sobre sua própria morte, teria dito: “Eu sabia...”


PROGRAME-SE

“Pormenor de Ausência”

Temporada: de 2 a 25 de setembro de 2022

Texto: Lívia Baião

Direção: Ernesto Piccolo

Elenco: Giuseppe Oristanio, comemorando 50 anos de carreira

Trilha Sonora: Rodrigo Penna

Local: Casa de Cultura Laura Alvin, Sala Rogério Cardoso, Ipanema, Rio de Janeiro

Ingresso: R$ 60,00 - Meia R$30,00

Horário: Sexta e sábado 19h

Domingo 18

Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page