top of page

PLANALTINA RECEBE O SARAU MARIA MORENA NESTA SEMANA

O Espaço Cultural Maria Morena promove sarau no dia 27 de janeiro, às 17h, além de abrir inscrições gratuitas para oficinas artísticas.

A capital do Brasil é um centro cultural pulsante. No entanto, muitas pessoas desconhecem a incrível quantidade de locais que enriquecem a experiência artística da cidade. Entre eles, é importante destacar o Espaço Cultural Maria Morena.


Localizado em Planaltina (DF), o Maria Morena destaca-se como centro inclusivo, privado, que oferece, por meio do Projeto ReciclArte, capacitação principalmente a mulheres, com o objetivo de lhes proporcionar ferramentas e conhecimentos necessários para a geração de renda. Os(As) alunos(as) podem utilizar materiais de fácil acesso, disponíveis em casa, o que faz com que economizem, evitem a degradação do meio ambiente e fortaleçam a arte na região. Além das oficinas, o espaço proporciona oportunidades de exposição do que é produzido durante as aulas.

A idealizadora e coordenadora, Flávia Maria Moreira, brasiliense e amante da arte visual, sempre gostou de reciclar, customizar e transformar. Ela destaca: "O Espaço Cultural Maria Morena é mais do que um lugar para criar arte, é um solo fértil para o florescimento de talentos. Queremos celebrar a riqueza da expressão artística em nossa comunidade."


Flávia sempre teve o sonho de disponibilizar um ambiente voltado para o desenvolvimento artístico em sua cidade-raiz, Planaltina, que, hoje, conta com mais de 180 mil habitantes e uma cultura com grande potencial de desenvolvimento. A arte-educadora foi funcionária do Zoológico de Brasília, mas decidiu sair do emprego para dedicar-se integralmente ao seu sonho. De aluna, Flávia passou a professora de artesanato, ensinando suas próprias técnicas a alunas que viam as aulas como terapia. Em seguida, buscou apoio, para a coordenação-geral e a formulação do projeto, de Tamara Naiz, mestre e doutora em História, além de educadora e produtora cultural e, para a curadoria musical e artística, do músico Gilson Sena.


O Maria Morena segue os preceitos da acessibilidade, dispondo de rampas e banheiros para cadeirantes e área de embarque e desembarque na porta de entrada. Além disso, há guias para as pessoas cegas, com orientação e audiodescrição, e cães-guia podem circular livremente por todo o ambiente.


No sábado, dia 27 de janeiro, o ReciclArte vai realizar o seu terceiro sarau, com apresentações de poesia pelas artistas Beatriz, Raquel Ely e Iza Palhano e de música por Sarani, Carlos Ovelar e Israel Colona, a partir das 17h. Os visitantes terão acesso, ainda, a uma feirinha de artesanato com os trabalhos dos alunos e poderão se inscrever para as oficinas gratuitas de Customização, Cájon, Artesanato e Violão, que começam em 29 de janeiro, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Confira, no link, todas as informações e o formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoRsLnSdDZN4z1dhNG4GGWlvWsv8p_2n0426TTOFFgwvO8_g/viewform


O Espaço Maria Morena emerge como farol cultural brasiliense, iluminando a comunidade com uma variedade de oficinas e expressões artísticas. O reduto proporciona uma plataforma vibrante para aspirantes a artistas, incentivando o desenvolvimento criativo e a busca de habilidades especializadas. O funcionamento é de 14h às 17h, de terça a sábado.

 

PROGRAME-SE

O que:  Espaço Cultural Maria Morena

Quando: 27/01 – 3º Sarau do Projeto RecliArte

 29/01 (em diante) – Oficinas de customização, artesanato, cájon e violão

Onde: Quadra 05 Conjunto J Lote 27 (ao lado da Escola Classe 06), Vila Buritis – Planaltina DF

Horário: 17h

Foto: Iyá Leri

Assessora de Imprensa: 61 99275-7924 (Elen Carol – Entre Tons e Letras)

Comments


bottom of page