top of page
  • davicdm

OFICINAS ONLINE DO 2º ENCONTRO DE MESTRAS E GRIÔS DO DF

Serão seis oficinas ministradas por mestras de tradição oral, entre os dias 3 e 5 de novembro. Inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 29 de outubro

Nen Rocha - Foto: Davi Mello

Em novembro, a coletiva de mulheres Casa Moringa realiza o 2º Encontro de Mestras e Griôs do Distrito Federal. Neste ano, o evento acontece no formato online, com a participação de 12 mestras de tradição oral, sendo 10 residentes no DF e duas da Bahia. A primeira ação do encontro será entre os dias 3 e 5 de novembro, com seis oficinas gratuitas que serão realizadas via Zoom. As inscrições ficam abertas até o dia 29 de outubro, através de formulário digital.

Firmado nos pilares da Pedagogia Griô, que propõe o reconhecimento social, político e econômico dos mestres e mestras de tradição oral, o Encontro de Mestras e Griôs do DF busca legitimar os espaços ocupados por mulheres atuantes e mantenedoras de tradições culturais brasileiras. As oficinas são ministradas por mestras que participam do encontro e vão abordar seis temas: Chás terapêuticos, Confecção de bolsa artesanal, Bordado para iniciantes, Toques e cantos da Capoeira Angola e O despertar através do Samba de Roda.

Após as oficinas, o encontro realizará a Grande Roda, no dia 6 de novembro, onde as 12 mestras e griôs se reúnem para prosear sobre seus fazeres e histórias de vida. No domingo, dia 7, é o dia da Live Musical, com shows de mestras participantes e mulheres ativistas culturais da cidade. Essas duas atividades do fim de semana serão transmitidas ao vivo, via Youtube. Após as transmissões, o encontro lança na segunda, dia 8, um podcast exclusivo, com 13 episódios que abordam as origens do encontro e entrevistas com as mestras. Programação das oficinas

  • 03/11 (quarta) - 19h às 20h: Confecção de bolsa artesanal - com a costureira Nen Rocha

  • 03/11 (quarta) - 20h30 às 21h30: Bordado para iniciantes - com a bordadeira Santina Azevedo

  • 04/11 (quinta) - 19h às 20h: Cuidados naturais no pós-parto - com a parteira tradicional Valdeci Santana

  • 04/11 (quinta) - 20h30 às 21h30: Chás terapêuticos - com a agricultora e erveira Josefa Ataídes

  • 05/11 (sexta) - 19h às 20h: Toques e cantos da Capoeira Angola - com mestra Janja Araújo

  • 05/11 (sexta) - 20h30 às 21h30: O despertar através do Samba de Roda - com Fernanda Machado (Sambadeiras de Bimba, Filhas de Biloca)

PROGRAME-SE

Oficinas do 2º Encontro de Mestras e Griôs - Online

INSCRIÇÕES GRATUITAS: somente até 29 de outubro

Informações e formulário de inscrição: www.casamoringa.com.br

bottom of page