OBITUÁRIO: JOSIAS SILVA - QUANDO UM ARTISTA MORRE JOVEM TODOS NÓS PARALISAMOS UM POUCO
- Josuel Junior - Editoria
- 11 de jul.
- 2 min de leitura
A comunidade artística e cultural do DF recebeu com surpresa a notícia da morte do ator, iluminador e produtor Josias Silva, que teve complicações após um quadro de dengue hemorrágica.

Josias Silva tinha 31 anos e atuou bastante em projetos ligados à Casa dos Quatro e Coletivo Arar, como no espetáculo "Pai Nosso", que circulou em diferentes temporadas nos últimos anos.
De acordo com informações de colegas de trabalho e redes sociais, o artista contraiu dengue durante uma viagem de férias a Porto Seguro, na Bahia, tendo complicações com o avanço da doença.
Cria de regiões periféricas do DF, como Núcleo Bandeirante, Ceilândia e Cidade Estrutural, começou a atuar com o grupo Bisquetes. Anos depois, participou de um projeto de Alexandre Ribondi e Vinivius Ávlis narrando a história de homossexuais que vivem em periferias do Brasil. Era a peça "Felicidade", de 2016.

Ao criar conexões com o Espaço Casa dos Quatro, na Asa Norte, participou de diferentes ações ligadas à produção, gestão e técnica de espetáculos, tendo destaque na área da iluminação cênica.
Com o espetáculo "Pai Nosso", pode circular em diferentes festivais e mostras, levando a arte do DF a outros lugares do país.
Josias deixa o marido, os pais, as irmãs e um sobrinho. De acordo com informações veiculadas nas redes sociais, o velório do artista será nesta sexta-feira, dia 11 de julho, das 13h às 16h, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro, na Asa Norte. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.
Quando um artista morre jovem, ainda trilhando sua linha de pesquisa, experimentando relações, conexões e discursos poéticos, conceituais e estéticos, a classe de trabalho sente o pesar daquilo que poderia vir a ser mais forte ainda. É como se os espetáculos que pudessem surgir, as provocações que pudessem balançar e auxiliar na modernidade da linguagem teatral ficassem pausadas, sublimadas, em suspensão.
Aos familiares, amigos e colegas de trabalho o respeito e a solidariedade. Josuel Junior, do Portal Conteúdo.






Comentários