O DISCO "XOU DA XUXA SEIS" COMPLETA 30 ANOS

Um dos mais icônicos álbuns da carreira de Xuxa Meneghel completa 30 anos. O disco, lançado em setembro de 1991, tem composições de Nando Cordel, Yahoo, Biafra, Michael Sullivan, Paulo Massadas, Fafy Siqueira e até de Moacyr Franco.

Acervo Josuel Junior

Era comum todo ano ter uma grande campanha de divulgação dos discos da franquia "Xou da Xuxa". Em 1991, o lançamento, que geralmente acontecia nos meses de outubro de cada ano (pelo dia das crianças), foi antecipado para 12 de setembro. O álbum foi produzido por Max Pierre, Michael Sullivan e Paulo Massadas, com coordenação artística de Marlene Mattos e Xuxa. Mesmo sendo considerado de ótima qualidade vocal e de coro, vendeu 1.100.000 cópias, sendo o segundo com menos vendas da coleção. Para o disco, uma mudança estrutual: Diminuiram as entradas das Paquitas no Coro e entraram como coprotagonistas As Meninas Cantoras de Petrópolis, o que dá um caráter mais pomposo às faixas.


O LP veio "apertado". Algumas das 12 músicas contaram com cortes pelo formato da mídia. Somente na versão lançada em CD foi possível escutá-las na íntegra. Há também outro fator curioso: Esse é o disco que mais rejeitou faixas gravadas por falta de espaço. No CD, por exemplo, há a vibrante música "Xuxa Café", que não existe no LP. As faixas "ignoradas" só foram comercializadas dois discos depois, quando a franquia "Xou da Xuxa" já havia sido encerrada. Acontece que em 1993, colocaram nas lojas, aleatoriamente, um disco novo da apresentadora intitulado "Xuxa", apenas. Esse disco foi uma espécie de coringa comercializado porque havia ainda procura pelos discos da apresentadora, mesmo que o programa dela no ar em 1993 tivesse uma temática mais adulta.


Pelo menos três faixas feitas para estar no "Xou da Xuxa Seis" acabaram fora da seleção final: "Corrente do Amor" e "Tô Aí" (lançadas no Xuxa 1993) e "A Cigarra e A Formiga" (esta sem maiores fontes de informaçao).


O repertório do Xuxa 6 é curioso. Ele conta com músicas famosas, como "O Xou da Xuxa Começou", "A Dança do Coco" (uma das melhores do álbum), "Planeta Terra", "Hoje é dia de folia" (frevo delicioso de Nando Cordel), "Novo Planeta" (belíssima canção usada como tema na descida da nave na temporada de 1991 do programa) e "Bom Dia" (versão cover da música cantada por Chitãozinho e Xororó). Aí aparecem umas músicas que pesam o clima do disco, como a apocalíptica "Quem sabe um dia" (que reflete sobre a questão ambiental), "Não Basta" (uma versão em português da música No Basta, do cantor e compositor venezuelano Franco de Vita, que falava sobre pais ausentes na vida dos filhos), e "Nana Caxuxa" (uma das coisas mais estranhas que já ouvi. É como se fosse um conto de ninar com arranjo meio assustador. A letra foi escrita por Moacyr Franco. Distoava um pouco). "A Dança do Paloê" e "Fã nº 1" são as menos populares do disco e "Xuxa Café", por estar apenas na versão do CD, é boa, mas não tão cultuada como a "Quem Qué Pão", lançada no primeiro disco da franquia.

Reprodução: Internet

Sem dúvida, a capa com clima de praia é uma das mais icônicas da carreira de Xuxa. Recentemente, fotos do mesmo ensaio passaram a ser divulgadas pela internet. Uma curiosidade é que a diagramação do "Xou da Xuxa Seis" foi aproveitada para ilustrar o Xuxa 2 em Espanhol (artigo raro entre os colecionadores). No encarte, um pôster com a versão estendida da foto de capa.


QUEM FEZ

Álbum Xou da Xuxa Seis

Produzido por: Max Pierre, Michael Sullivan e Paulo Massadas

Coordenação Artística: Marlene Mattos e Xuxa Meneghel

Técnico de Gravação: Jorge 'Gordo' Guimarães (bases e teclados), Luiz G. D' Orey

Mixagem: Jorge 'Gordo' Guimarães

Fotos: Paulo Rocha

Arregimentação: Jorge 'Jorginho' Corrêa

Ilustração (encarte): Reinaldo Waisman

Edição de tape: Jorge 'Gordo' Guimarães

Figurinista: Sandra Bandeira

Gravado nos estúdios: Som Livre (Rio de Janeiro)

Cabelo: Márcia Elias, Músico: Roberto Fernandes

Assistentes de Estúdio e Mixagem: Cezar Barbosa, Ivan Carvalho, Roberta Rodrigues, *Julio Carneiro, Claudio Oliveira e Sergio Roch

1/3