top of page

MORREU HOJE O PALHAÇO PIRULITO, QUERIDO MORADOR DO GAMA

Morreu nesta sexta-feira o palhaço Pirulito, figura querida da cidade do Gama/DF.


José dos Santos Cavalcante, mais conhecido como Palhaço Pirulito, faleceu na madrugada desta sexta-feira no Hospital Regional do Gama. Ele estava internado desde o último sábado, quando sofreu um derrame. Chegou a apresentar melhora, mas não resistiu aos efeitos do AVC. Moradores da região administrativa e fãs compartilharam a informação pelas redes sociais.


De acordo com o Portal Metropoles, o palhaço não possui familiares da cidade e era conhecido por estar presente nos jogos no Bezerrão, torcendo pelo time local e também exercendo a função de ambulante. De acordo com informações, Cavalcante pedia ajuda financeira para poder ir a Aparecida de Goiânia, onde teria um irmão e lá poderia receber os cuidados quando recebesse alta.


O Correio Braziliense chegou a conversar com ele após o AVC. De acordo com reportagem do jornal, antes do acidente, o palhaço já compartilhava pelas redes sociais pedido de doações para ajudá-lo a pagar as contas de luz, água e aluguel. No hospital, ele reforçou o pedido das doações e agradeceu o apoio de todos.

José dos Santos Cavalcanti nasceu em São Rafael (RN) e se mudou para Brasília em 1984. Veio para a capital em busca do sonho de trabalhar em novelas, mas a vida tomou outro rumo e o levou às apresentações em escolas e praças públicas. A primeira aparição como palhaço foi no Colégio JK, no Gama. Além de participar de eventos, Pirulito vendia picolé, algodão-doce e estalinho. Já levou seu show para cidades em São Paulo, no Espírito Santo e em Goiás. Torcedor fanático do Gama, não perdi uma partida do time, que já disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. 


A primeira reportagem de TV sobre o Pirulito foi no DFTV. Quem conduziu a matéria foi a moradora da cidade, Vivian Oliveira, que participava de um quadro em que moradores noticiavam as curiosidades da região. A partir dessa matéria, exibida em 2011, Pirulito passou a dar muitas entrevistas.


Logo após a reportagem de Vivian Oliveira, Pirulito sofreu um grave acidente. Ele voltava de uma apresentação em Santa Maria, quando alguns balões de gás hélio, que estavam em seu veículo, explodiram e queimaram 30% de seu corpo. Ele passou muito tempo em recuperação. Na época, contou com doações diversas.


A diretoria do Gama, time do coração do torcedor-símbolo do time, fará homenagem no site do time. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro de Pirulito.

Em nota, emitida pela Secretaria de Saúde, a direção do Hospital Regional do Gama lamentou a morte do Palhaço Pirulito. No texto, a unidade de saúde detalha que o paciente deu entrada no HRG no último domingo (19/7), transportado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com pico glicêmico, pressão alta e sinais de AVC e desde então recebeu todos os cuidados indicados ao caso.

"Na manhã de hoje, sofreu parada cardíaca, foram feitas manobras de reanimação, mas o paciente não resistiu. José dos Santos Cavalcante faleceu às 6h18", finaliza a nota.


O Portal Conteúdo lamenta a morte de José dos Santos, o palhaço Pirulito.


Esta matéria contou com informações do Portal Metropoles e do Correio Braziliense.

bottom of page