MEDIATO PROMOVE MEDIAÇÃO TEATRAL EM ESCOLAS

Mediato - Diálogo com Espectadores está com inscrições abertas até o dia 20 de maio. Ações são voltadas para escolas do Gama e de Santa Maria, com acessibilização ao teatro e parceria com o grupo Celeiro das Antas

O teatro e as demais artes têm papel fundamental na educação, oferecendo ferramentas pedagógicas transversais a várias disciplinas. Propondo a efetiva integração entre teatro e escola, a Mediato abre, neste mês de maio, inscrições gratuitas para o projeto Diálogo com Espectadores. A iniciativa é voltada para escolas públicas do Gama e de Santa Maria, onde serão realizadas ações de sensibilização artística e mediação teatral com estudantes e professores.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas entre os dias 4 e 20 de maio, por meio de formulário disponível no site www.mediato.art.br ou no perfil do instagram @mediato.art. Podem participar instituições de ensino das RAs do Gama e de Santa Maria, que trabalhem com o 9º ano do ensino fundamental ou com o ensino médio. Serão selecionadas cinco escolas para receber o projeto nos meses de junho e julho, sendo que uma delas deve atuar na área rural do Gama.

Esta nona edição do projeto Diálogo com Espectadores celebra o retorno das atividades presenciais nas escolas e vai levar cerca de 2 mil estudantes para assistir um espetáculo teatral no Teatro Paulo Gracindo, no Sesc Gama. O objetivo da ação é colaborar com a democratização do acesso à arte e aos equipamentos culturais e promover a formação de novos públicos. Para isso, o projeto propõe ações de sensibilização na escola antes e depois do espetáculo, por meio de oficinas facilitadas pela equipe de mediadores da Mediato.

O espetáculo escolhido para esta edição é a aclamada montagem Sonho de uma Noite de Verão, texto de William Shakespeare montado pelo Celeiro das Antas, grupo teatral brasiliense com 30 anos de existência. Serão realizadas oito sessões gratuitas e abertas ao público estudantil, durante os meses de junho (3, 8 e 24) e julho (6), sempre às 9h30 e às 15h. Após as sessões, os artistas cênicos realizarão bate-papo com os estudantes e professores espectadores.


Integração entre teatro, professores e alunos

A Mediato entende que o processo de formação de novos públicos para as artes vai além de oferecer a gratuidade a espetáculos, por isso propõe neste projeto uma programação integrada para estudantes e professores. Além do transporte e acesso às sessões do espetáculo parceiro e de atividades de mediação teatral com os estudantes, será disponibilizado aos professores e professoras um material educativo complementar, em formato virtual. A ideia é gerar desdobramentos pedagógicos nas aulas pós-projeto.

Recurso público a serviço do público A nona edição do projeto Mediato - Diálogo com Espectadores é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Sobre a Mediato Iniciativa de mediação artístico-cultural que promove encontros entre o público e a Arte. Coordenada por duas especialistas em mediação artística, tem o propósito de conectar estudantes às experiências que integrem arte, cultura e cidadania, e garantir o acesso a experiências com a arte e os bens culturais. Em 12 anos de existência, mais de 48 mil alunos de 123 escolas do DF foram atendidos, por meio de programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial. Desde 2014, a iniciativa desenvolve o projeto “Mediato - Diálogo com Espectadores”, sendo precursora na abordagem de mediação para o teatro no Centro-Oeste. Sinopse do Espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, é uma comédia fantástica que aborda o amor por meio de quatro histórias que se desenrolam em uma noite de verão, quando equívocos e desencontros geram situações cômicas. É encenada por quatro atores com formação na arte da comicidade e no teatro físico. A montagem é do grupo de teatro Celeiro das Antas, que tem 30 anos de trajetória. Nesta montagem, o corpo dos atores é o material básico para a construção de todas as situações, inclusive a trilha original composta para o espetáculo.

PROGRAME-SE Mediato - Diálogo com Espectadores Inscrições abertas para escolas públicas do Gama e de Santa Maria Período de inscrição para escolas: de 4 a 20 de maio ONDE SE INSCREVER: https://bityli.com/yDaygD Site: www.mediato.art.br CONTAO: contato.mediato.art@gmail.com Redes sociais: www.instagram.com/mediato.art - @mediato.art

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...