Em Música Popular Extranjera - MPE, Benjamín Mora apresenta uma sonoridade musical nômade atravessada por ritmos tradicionais da Argentina, Brasil e América Latina.
Em junho de 2024, o músico argentino e nômade Benjamín Mora lança o EP Música Popular Extranjera - MPE. O álbum apresenta ao público a pesquisa musical que permeia a caminhada do artista pelo interior do Brasil e da América do Sul, desde 2017. A partir do dia 18 de junho, o EP será disponibilizado gratuitamente nas principais plataformas digitais de áudio e no YouTube, com legendas LSE e interpretação em Libras.
Produzido por Benjamín Mora com recursos do Fundo de Apoio à Cultura de Goiás - 2023, Música Popular Extranjera foi concebido, gravado e produzido por profissionais da música residentes em Alto Paraíso de Goiás, município pertencente à Chapada dos Veadeiros. Com canções autorais, voz e guitarra de Benjamín Mora, o disco conta com a participação de Flávio Marciano, no contrabaixo e na gravação, e de Raphael Mosquito, na percussão e bateria. A mixagem é de Ricardo Mosca, ganhador de dois Grammy Latino, e a masterização é de Daniel Tapia, indicado ao Grammy Latino 2018.
A pesquisa do projeto MPE explora conceitos como estrangeiridade, identidades culturais, misturas e multiculturalidade nas obras de artistas migrantes, evidenciando recursos de composição e arranjos que determinam sonoridades diversas. O repertório está dividido em quatro faixas cantadas em espanhol, português e inglês: ‘Ya me fui’, ‘Gente’, ‘La violetera’ e ‘Canto rodado’. Além da música, é a poesia a que dá sentido e unidade a este trabalho que viaja pelo tempo e conversa com obras de artistas como Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa, Manu Chao, Bob Dylan e Caetano Veloso.
O lançamento presencial do EP irá ocupar dois espaços culturais da Vila de São Jorge, também localizada na Chapada dos Veadeiros: a Casa Amarela, no dia 20 de junho, e o tradicional Bar do Seu Claro, no dia 28. Este último é ponto histórico e cultural da Vila existente desde a época do garimpo. O bar foi também o cenário escolhido para ambientar o ensaio fotográfico que dá vida à capa e à identidade visual do disco.
Entre 2021 e 2023, o show MPE foi apresentado ao vivo como performance de live-looping em alguns festivais do estado de Goiás, como o Ilumina 2023, Chapada Rock n' Blues 2022 e Jazz na Vila 2021. Também passou em eventos culturais no Piauí e na Bahia. Durante a pandemia, foi apresentado em formato virtual no YouTube Live, com o apoio da Lei Aldir Blanc Goiás.
+ Sobre o Disco
Atualizando a sonoridade da música nômade, Música Popular Extranjera - MPE entrega um som tão familiar quanto contemporâneo, que aceita tanto regionalismos quanto linguagens globalizadas. As faixas do disco não se unificam em um gênero musical particular, mas se valem de recursos e texturas de variados gêneros latino-americanos, especialmente os que permeiam a caminhada do cantor e multi-instrumentista argentino Benjamín Mora.
MPE é um som de fora e daqui. Um show autoral que promove a mistura e a troca, a aproximação e a diferença. Quem ouve, pode identificar batidas de cumbia com sonoridade de piseiro, samba jazz em espanhol, folclores argentinos com timbres de neo-soul e blues rock recitado em versos de milonga. Ouve ainda congas, gaitas, güiros e baterias gravadas em estúdio como também em samples e teclados gravados digitalmente, além de cantos de pássaros e efeitos que acompanham a guitarra e a voz de Benjamín Mora.
O EP combina com o trabalho de artistas como La Yegros, Sonora Amaralina, BaianaSystem, Chancha Via Circuito, Caloncho, Academia de Berlinda, El Remolón, Manu Chao, Perota Chingo, Devendra Banhart, King Coya, El hijo de la Cumbia, Frente Cumbiero e Paloma del Cerro.
Sobre Benjamín Mora
Músico latino-americano nascido na Patagônia argentina e atuante no mercado brasileiro desde 2017. É multi-instrumentista, cantor, compositor, produtor e gestor cultural. Artista nômade, há mais de sete anos pesquisa ritmos tradicionais argentinos, brasileiros e latino-americanos, escolhendo a Chapada dos Veadeiros (GO) como lar, desde 2019. Em shows ao vivo, explora a técnica do live-looping, onde grava e mixa, em tempo real, camadas sonoras com guitarras, baixos, gaitas, percussões, vozes e samples que nos fazem viajar por toda América Latina. Se apresenta tanto em formato solo, duo ou banda, evidenciando uma versatilidade musical individual e coletiva. Sua caminhada e pesquisa musical não ignoram nem os lugares e nem o momento por onde passa.
PROGRAME-SE
Lançamento EP Música Popular Estrangeira (MPE) - de Benjamín Mora
QUANDO: a partir de 18 de junho de 2024
Redes sociais: www.instagram.com/benjamusico
Σχόλια