top of page

LUZ NEGRA - PROJETO DE OFICINAS DE ILUMINAÇÃO NO DF

Projeto oferece oficina de iluminação cênica para capacitar jovens e discutir negritude nas artes.

Com realização do Coletivo Ori-gens e financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, a segunda edição do projeto premiado “Luz Negra: a Iluminação Cênica como ferramenta de Identidade Racial”, continua oferecendo oficinas de capacitação para introduzir e profissionalizar pessoas do DF na área de iluminação cênica, debatendo sobre a presença e a importância de pessoas negras e periféricas nos bastidores e nos holofotes.


As aulas buscarão desenvolver a técnica requerida, mas também estimular a potencialidade de cada um e criar um ambiente de emancipação, identidade e reconhecimento racial.


A primeira edição da Oficina Luz Negra foi vencedora do Prêmio Sesc +Cultura na categoria de "Inovação e Originalidade", um reconhecimento que reafirma a importância e o impacto deste projeto na cena cultural do Distrito Federal.


Nessa edição, além da oficina, o projeto visa expandir o seu impacto promovendo a aquisição de equipamentos de iluminação e cenotécnica para um espaço cultural da periferia de Brasília, o Jovem de Expressão na Ceilândia.


A 2ª edição da oficina Luz Negra será concluída com a concepção conjunta de uma iluminação para uma performance convidada, com apresentação gratuita para o público. Além disso, contará com rodas de conversa, com mediação cultural, como forma de promover reflexões sobre as relações étnico-raciais nas artes cênicas e fomentar o debate sobre as condições trabalhistas dos profissionais da arte técnica do Distrito Federal.


As inscrições podem ser feitas do dia 5 ao dia 21 de junho através de formulário on-line no perfil oficial do Instagram: @coletivorigens. As vagas são limitadas.


A oficina ocorre a partir de 13 de julho de 2024.


QUEM FAZ

Coordenadores e Arte-educadores: Matheus Trindade e Jullya Graciela

Produção: Stefani Priscila

Assistência de Produção: Bruna Nayara e Flávio Carvalho

Gestão Administrativa: Marli Trindade

Design Gráfico: Candiá Produções

Repórter Cinematográfico: Matheus Nascimento

Fotografia: Matheus Nascimento

Assessoria de Imprensa: Carlos William

Social Media: Júlia Sant’Anna

Mediadores: Daniel Landim e Marcelo Barbosa

Intérprete de Libras: Tati Elizabeth

Audiodescrição: Lúcia Corrêa

Realização: Coletivo Ori-gens e Fundo de Apoio à Cultura (FAC)

Apoio: Jovem de Expressão, Trindade Produções Artísticas.

Mais informações sobre a oficina, prazo de inscrição e ficha técnica podem ser conferidas com a assessoria de Imprensa pelo e-mail projetoluznegra2023@gmail.com ou telefone (61) 98127-3263.

Comentarios


bottom of page