Solo inédito de Rafael Souza-Ribeiro sobre tartaruga mais velha do mundo traça um panorama afetivo e sombrio das relações sociais
A vida do jovem Jonathan se transforma a partir do momento em que ele se vê impelido a cuidar da tartaruga mais velha do mundo e zelar por sua vida numa ilha perigosamente reacionária.
JONATHAN é um monólogo escrito e encenado por Rafael-Souza Ribeiro que parte da história real da tartaruga mais velha do mundo para abordar, com acidez e lirismo, temas como colonialismo, intolerância, moralidade e sobretudo a passagem do tempo. A montagem dirigida por Dulce Penna estreia dia 26 de maio no Teatro Ipanema e segue em cartaz até 11 de junho, com sessões sextas e sábados às 20h e domingos às 19h.
O ano era 2017 quando Rafael Souza-Ribeiro descobriu no jornal a história de Jonathan, uma tartaruga que, já naquele momento, era apresentada como o animal terrestre mais velho do mundo e o mais ilustre morador da Ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico no meio do Atlântico, considerado um dos locais mais ermos do mundo. Aos 191 anos, a tartaruga celebridade carrega por décadas a função de garoto-propaganda da ilhota com aproximadamente 4500 habitantes. Sua imagem estampa camisetas, bonés, bem como a moeda de 5 centavos da libra local e os selos do órgão de imigração.
Quando leu o perfil de Jonathan traçado pelo jornal, do temperamento agressivo em jogos de críquete à pacificação após chegada de uma parceira da mesma espécie, passando pela voraz indústria do turismo desenvolvida ao redor do animal e todo o panorama histórico em que ele se insere, Rafael pensou: “Tem teatro aí!”
“Fui livre o bastante pra escrever uma história com começo, meio e fim, criar personagens, lugares, e uma dramaturgia que se vale da notícia, do documental, mas também do fabular, do alegórico e sobretudo do teatro", comenta Rafael, que em 2023 celebra os 30 anos de seu encontro com o teatro. Neste mesmo ano, esteve em cartaz com o elogiado Cerca Viva, dirigido por César Augusto, e ganhou o Prêmio CBTIJ de Melhor Texto Original pelo infantil “Tá Com Medo de Quê?”
Na peça, a vida da tartaruga cruza com a vida de outro Jonathan, o jovem tratador de animais que herdou o nome do bicho e o ofício do avô, ainda que contra sua vontade. Enquanto passa a limpo a história da Ilha onde vivem, da tartaruga e da família, ele se vê às voltas com os próprios sonhos e a chegada da vida adulta.
Jonathan foi contemplado pelo FOCA, edital de fomento às artes realizado pela Prefeitura do Rio, e além desta temporada de estreia, realiza gratuitamente apresentações em Lonas Culturais e uma oficina de dramaturgia.
QUEM FAZ
Texto e atuação: Rafael Souza-Ribeiro
Direção: Dulce Penna
Direção de produção: Damiana Inês
Assistência de produção: Denise Oliveira
Preparação corporal: Luciano Caten
Figurino: Carla Ferraz
Visagismo e maquiagem: Diego Nardes
Iluminação: Paulo Denizot
Cenário: Dulce Penna e Dodô Giovanetti
Cenotecnia: Dodô Giovanetti
Trilha sonora: Arthur Ferreira
Arte gráfica: Ludmila Valente | Brainstorm Design
Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues | Aquela Que Divulga
Fotografia: Renato Mangolin
PROGRAME-SE
JONATHAN
Local: Teatro Ipanema
Temporada: de 26 de maio a 11 de junho
Dia/Hora: sextas e sábados às 20h; domingos às 19h
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824 - Ipanema
Ingresso: R$40/R$20
Classificação: 12 anos
Capacidade: 192 lugares
Duração: 60min
Gênero: Drama Tropical
Comments