top of page

"JONATHAN" ESTREIA NO TEATRO IPANEMA - RJ

Solo inédito de Rafael Souza-Ribeiro sobre tartaruga mais velha do mundo traça um panorama afetivo e sombrio das relações sociais

Foto: Renato Mangolin

A vida do jovem Jonathan se transforma a partir do momento em que ele se vê impelido a cuidar da tartaruga mais velha do mundo e zelar por sua vida numa ilha perigosamente reacionária.


JONATHAN é um monólogo escrito e encenado por Rafael-Souza Ribeiro que parte da história real da tartaruga mais velha do mundo para abordar, com acidez e lirismo, temas como colonialismo, intolerância, moralidade e sobretudo a passagem do tempo. A montagem dirigida por Dulce Penna estreia dia 26 de maio no Teatro Ipanema e segue em cartaz até 11 de junho, com sessões sextas e sábados às 20h e domingos às 19h.


O ano era 2017 quando Rafael Souza-Ribeiro descobriu no jornal a história de Jonathan, uma tartaruga que, já naquele momento, era apresentada como o animal terrestre mais velho do mundo e o mais ilustre morador da Ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico no meio do Atlântico, considerado um dos locais mais ermos do mundo. Aos 191 anos, a tartaruga celebridade carrega por décadas a função de garoto-propaganda da ilhota com aproximadamente 4500 habitantes. Sua imagem estampa camisetas, bonés, bem como a moeda de 5 centavos da libra local e os selos do órgão de imigração.


Quando leu o perfil de Jonathan traçado pelo jornal, do temperamento agressivo em jogos de críquete à pacificação após chegada de uma parceira da mesma espécie, passando pela voraz indústria do turismo desenvolvida ao redor do animal e todo o panorama histórico em que ele se insere, Rafael pensou: “Tem teatro aí!”


“Fui livre o bastante pra escrever uma história com começo, meio e fim, criar personagens, lugares, e uma dramaturgia que se vale da notícia, do documental, mas também do fabular, do alegórico e sobretudo do teatro", comenta Rafael, que em 2023 celebra os 30 anos de seu encontro com o teatro. Neste mesmo ano, esteve em cartaz com o elogiado Cerca Viva, dirigido por César Augusto, e ganhou o Prêmio CBTIJ de Melhor Texto Original pelo infantil “Tá Com Medo de Quê?”


Na peça, a vida da tartaruga cruza com a vida de outro Jonathan, o jovem tratador de animais que herdou o nome do bicho e o ofício do avô, ainda que contra sua vontade. Enquanto passa a limpo a história da Ilha onde vivem, da tartaruga e da família, ele se vê às voltas com os próprios sonhos e a chegada da vida adulta.

Jonathan foi contemplado pelo FOCA, edital de fomento às artes realizado pela Prefeitura do Rio, e além desta temporada de estreia, realiza gratuitamente apresentações em Lonas Culturais e uma oficina de dramaturgia.

QUEM FAZ

Texto e atuação: Rafael Souza-Ribeiro

Direção: Dulce Penna

Direção de produção: Damiana Inês

Assistência de produção: Denise Oliveira

Preparação corporal: Luciano Caten

Figurino: Carla Ferraz

Visagismo e maquiagem: Diego Nardes

Iluminação: Paulo Denizot

Cenário: Dulce Penna e Dodô Giovanetti

Cenotecnia: Dodô Giovanetti

Trilha sonora: Arthur Ferreira

Arte gráfica: Ludmila Valente | Brainstorm Design

Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues | Aquela Que Divulga

Fotografia: Renato Mangolin

PROGRAME-SE

JONATHAN

Local: Teatro Ipanema

Temporada: de 26 de maio a 11 de junho

Dia/Hora: sextas e sábados às 20h; domingos às 19h

Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824 - Ipanema

Ingresso: R$40/R$20

Classificação: 12 anos

Capacidade: 192 lugares

Duração: 60min

Gênero: Drama Tropical

Yorumlar


bottom of page