INSTRUMENTO DE VER - UM COLETIVO EM TODOS OS SENTIDOS - DF
- Josuel Junior - Editoria
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Instrumento de Ver realiza curso gratuito de experimentação em Dramaturgia em Brasília

Em novembro, o coletivo Instrumento de Ver oferece o curso "Experimentando a dramaturgia", na Casa Jasmim, de forma gratuita. A atividade propõe uma capacitação experimental em dramaturgia voltada a artistas de circo, dança e teatro interessados em investigar novas formas de escrita e composição cênica. O curso busca estimular a reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, incentivando o diálogo entre teoria e criação por meio de exercícios de composição fragmentária, leituras dinâmicas e processos colaborativos. Será emitido certificado de participação no Curso de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB - PPG-CEN/UnB.
A oficina integra o projeto de Manutenção de Grupo do Instrumento de Ver, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), e faz parte de um conjunto de ações que celebram os 23 anos de trajetória do coletivo. Além do curso, o projeto já realizou uma pesquisa criativa, mostra de processo com acessibilidade em LIBRAS e audiodescrição, oficina de escrita, encontros literários, envia cartas criativas periodicamente em formato de newsletter, playlists musicais temáticas e lançará em breve uma série de podcasts sobre dramaturgia do corpo.
O coletivo Instrumento de Ver nasceu no início dos anos 2000 e, nessa trajetória, se tornou um dos principais expoentes do circo contemporâneo brasileiro, reconhecido por sua originalidade, pela diversidade artística e por uma trajetória que já soma mais de duas décadas de invenção e resistência cultural no Distrito Federal. O grupo, que se define como um espaço de criação pluridisciplinar, já levou ao público espetáculos marcantes, filmes premiados, foto-performances, livros, listas sonoras e eventos que entrelaçam circo, dança, teatro, literatura, música e audiovisual. Desde o início, o coletivo construiu uma rede criativa e colaborativa, deixando uma marca única na identidade da cena brasiliense e contribuindo para o fortalecimento da cena cultural da cidade.
Entre os projetos de maior destaque está o Arranha-Céu – Festival de Circo Atual, com três edições realizadas, que transformou Brasília em ponto de encontro de artistas e públicos interessados nas linguagens mais experimentais e inusitadas do circo. Outro marco recente é o sucesso internacional do espetáculo 23 fragmentos desses últimos dias, criado em parceria Brasil–França. Entre 2022 e 2024, a obra percorreu mais de 50 cidades em países como França, Bélgica, Suíça e Brasil, com mais de 100 apresentações e grande repercussão crítica. O Instrumento de Ver já apresentou, também, espetáculos que encantaram Brasília e outras cidades como Meu Chapéu é o Céu, O Que Me Toca é Meu Também, PORUMTRIZ, Estudos de Aproximação e Vin\co.
À frente do coletivo estão as artistas e realizadoras Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes, três mulheres que consolidaram uma forma de gestão criativa em rede, na qual não há separação entre o fazer artístico e a produção cultural. Essa postura permitiu ao grupo atravessar duas décadas com vitalidade, reinvenção e parcerias de longa duração, fortalecendo uma rede dinâmica de colaboradores.
Paralelo a tudo isso, elas se preparam para entrar em processo de remontagem do espetáculo PORUMTRIZ, engatam com direção e dramaturgia de dois novos trabalhos e a realização da quarta edição do Festival Arranha-Céu, reafirmando sua vocação de criar experiências originais e de manter o circo vivo, experimental e conectado ao seu tempo.
Essas mulheres se desdobram em mil e, mais do que um coletivo, o Instrumento de Ver é, hoje, parte do imaginário cultural de Brasília — uma força inventiva que segue marcando gerações e projetando a potência do circo brasiliense para o mundo.
PROGRAME-SE
Experimentando a Dramaturgia - Oficina Gratuita
Curso de Extensão PPG-Cen UnB
Local: Casa Jasmim - SHCGN 716 Bloco P casa 301
Dias: 17, 19, 21, 26 e 28/11 - Horário: 14h às 18h
Inscrições: coletivoinstrumentodever@gmail.com
Instrumento de Ver - um coletivo em todos os sentidos
(61) 98133.4493






Comentários