© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

  • Josuel Junior - Editoria

HÁ 25 ANOS "A VIAGEM" FOI EXIBIDA NA TV

Sucesso inesquecível de Ivani Ribeiro completou 25 anos em 2019. Reprisada três vezes no Brasil, a novela ainda marca presença na memória dos espectadores.


Diná e Alexandre - CEDOC TV Globo

“A Viagem” surgiu como uma trama elaborada às pressas. A ideia era produzir um remake de um antigo produto da televisão para substituir a complicada e sombria “Olho no Olho” (1993), uma novela cheia de efeitos especiais e que lidava com paranormalidade e ocultismo. Se enganou quem pensou que a novela seguinte daria menos trabalho à equipe de arte, afinal, “A Viagem” se passava no Rio de Janeiro, mais precisamente na Urca e Barra da Tijuca, e também no céu e no inferno! A proposta agradou ao público.


Em resumo, o jovem delinquente Alexandre (Guilherme Fontes) comete um crime, é denunciado pelos próprios parentes, preso e condenado. Após cometer suicídio na prisão, sua irmã, Diná (Christiane Torloni), começa uma relação de ódio com o advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes), responsável por sua condenação. O ódio se transforma em amor no plano terreno enquanto o espírito de Alexandre busca vingança, interferindo negativamente na vida de todos os responsáveis por sua prisão. A redenção de Alexandre e o encontro de Diná e Otávio num plano espiritual fizeram, do que poderia ser um clichê, uma das mais amarradas e bem contadas histórias da TV brasileira.


Numa pedreira desativada no Rio de Janeiro, foi construído o Vale das Sombras, que dentro da filosofia espírita é como um limbo, um purgatório onde almas mal resolvidas e possessivas precisam resolver suas questões para evoluírem espiritualmente. Um verdadeiro inferno que impactou os telespectadores com um show de performance de atores, figurantes e cenografia. Já casal que vive junto, morre junto. O público já havia entendido que a única maneira de Diná e Otávio serem felizes era fazendo “a viagem”. No plano espiritual, Diná e Otávio finalmente se encontram e relembram vidas passadas. Os dois unem forças para lidar com o espírito vingativo de Alexandre.


“A Viagem” foi exibida originalmente em 1994, ganhou reprise pela Globo no “Vale a pena ver de novo” em 1997 e 2006 e ainda um repeteco no Canal Viva em 2014. Em 2017 a Globo Marcas lançou um box de DVD em 14 discos e alguns canais do YouTube possuem a trama na íntegra para as novas gerações e os fãs mais saudosos.


*Com informações da Coluna Produção Cultural do site Aqui Tem Diversão.


OPINIÃO DO EDITOR

"Uma novela que revolucionou a história dos dramas do horário das sete. Remake da obra original da TV Tupi, 'A Viagem' marcou época e é hoje uma das mais respeitadas e cultuadas tramas da televisão brasileira."


.