top of page

GRUPO BR S.A COLETIVO DE ARTISTAS CIRCULA POR ESCOLAS DO DF

Em função da pandemia do Covid-19, o BR S.A. Coletivo de Artistas disponibilizou o espetáculo de rua "Édipo Rei - O Rei dos Bobos" em vídeo, seguido de atividade formativa conduzida pelos integrantes do grupo, para estudantes de Ensino Médio da Rede Pública de quatro Regiões Administrativas do DF.

Édipo Rei - o Rei dos Bobos é um espetáculo inovador tanto para o DF quanto para outras cidades brasileiras, principalmente no que se refere à produção artística da arte da palhaçaria. Esta é a primeira tragédia grega e o primeiro espetáculo de palhaços de rua feito para adultos, executada por palhaços profissionais do Distrito Federal.


Inspirada no clássico de Sófocles, a trama dirigida e adaptada por Denis Camargo se passa em torno de uma maldição recaída sobre Teba, a cidade que o Rei governava. Preocupadíssimo com as previstas desgraças que poderiam acontecer, manda Creonte, seu cunhado, ir consultar o Oráculo de Apolo. Creonte retorna com a informação de que Teba só estaria livre da maldição a partir do momento em que o assassino do rei anterior, que havia fugido, fosse punido. E é assim que se desenrola a história, cheia de investigações, mistérios e várias descobertas trágicas.


Estreado em 2015, o espetáculo acumula dezenas de apresentações, e já circulou por diversas Regiões Administrativas do DF e pelos municípios de Goiânia, Anápolis e Pirenópolis, no estado de Goiás. Participou de festivais relevantes no campo das artes cênicas como o SESC Palco Giratório e o Festival Internacional de Teatro de Brasília, Cena Contemporânea 2018. Além disso, foi vencedor do Prêmio SESC do Teatro Candango na categoria Espetáculo de Rua, em 2017.


O elenco formado por um bando de palhaços, conta com Denis Camargo, Simone Marcelo, Hugo Leonardo, Lupe Leal, Beto Galdino, Deni Moreira, José de Campos, Luiz Alfredo Vannini, Ana Luiza Bellacosta, Mariana Neiva, Lorena Matos, Luiza Martins, Mel Mesquita e Stephanie Marques. A peça tem a trilha sonora executada ao vivo pelos músicos André Araújo, Joana Lopes, Lucas Ferrari, Isabella Pina, Marley Medeiros e Tina Carvalho.


Além das ações culturais junto às escolas, o público em geral pode acessar o espetáculo em formato audiovisual no site do grupo www.brsacoletivodeartistas.com.br, com acessibilidade para pessoas surdas por meio de tradução em Língua Brasileira de Sinais, além de outros conteúdos sobre o BR S.A. Coletivo de Artistas.


O BR S.A. Coletivo de Artistas acumula mais de 10 anos de trajetória. Sediado em Brasília, sua origem está ligada aos interesses de investigação de processos composicionais para cena, criação de novas dramaturgias, no diálogo das diferentes estéticas e gêneros teatrais, na qualificação de seus integrantes e, principalmente, no trabalho com processo colaborativo.


O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, e já passou pelo Centro Educacional 310 de Santa Maria, Centro de Ensino Médio Setor Leste na Asa Sul e Centro Educacional 06 de Ceilândia. A próxima parada do grupo, que encerra a circulação, será em Samambaia.

bottom of page