“FIRST BODY” CHEGA AO DF EM JANEIRO

O First Body Programme, criado por Diego Borges, está promovendo duas ações formativas internacionais e imersivas em Brasília em janeiro de 2022.

Foto: Claraboia Filmes

O projeto é antigo e já esteve em sete países de três continentes: Maputo (Moçambique), Berlim (Alemanha), Lisboa (Portugal), Vilnius (Lituânia), Bogotá (Colombia), Nova York (EUA) e em varias cidades do Brasil. Em Brasília, o evento costuma receber participantes de vários países, como França, Estados Unidos, Colômbia, entre outros. Agora, no mês de janeiro, novos artistas poderão participar do formato, que já virou tradição nos verões do Distrito Federal.


FIRST BODY - WORKSHOP DE CRIAÇÃO

O First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local. Em 2022 será do dia 07 ao dia 15 de janeiro na Unipaz -DF.

Com base em pesquisas realizadas no Brasil e na Europa nos últimos dez anos, o First Body - é um convite a pensar com todo o corpo. Um workshop que oferece aos participantes exercícios para desencadear experiências criativas em diferentes disciplinas (teatro, performance, dança, literatura, artes visuais). São desenvolvidos exercícios práticos onde os artistas são convidados a criar a partir do corpo/mente em relação ao tempo e ao espaço. Tudo é coisa criativa para descobrir os artifícios poéticos que emergem ao longo da jornada criativa do Primeiro Corpo.


O idealizador do projeto, Diego Borges, é doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É também mestre e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - UnB, onde atua como professor substituto. Ao longo dos anos, trabalhou e estudou em Portugal, Polónia, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Escócia.


FIRST BORY - ENCOUNTER

O First Body Encounter é uma etapa do projeto que reunirá 14 artistas de diferentes países: França, Estados Unidos, Russia, Colombia, Lituânia, Suíça e Brasil. Os artistas de diferentes frentes de trabalho, como dança, teatro, canto, circo, performance, se reunirão durante sete dias para compartilharem experiências de criação. A ideia é promover um espaço de partilha de diferentes metodologias de criação, onde importantes artistas de diferentes culturas possam compartilhar sua visão sobre processos de criação através de oficinas, apresentações, palestras e conversas. O intuito do Encounter é criar uma rede internacional de artistas pesquisadores e proporcionar o intercâmbio cultural entre os países envolvidos fomentando, assim, a arte como veículo de inter-relações e formação.

Uma das novidades é que esta etapa do projeto acontecerá uma vez a cada ano em um país diferente, sendo que o grupo ou o artista do país será o anfitrião dos convidados. O encontro de 2022 será em Brasília de 15 a 21 de janeiro em um espaço no meio da natureza, graças à parceria com Unipaz-DF, que receberá a ação. Participarão do encontro Roxanne Morse (Estados Unidos), Eglè Kazickaitė (Lituânia), Katya Popova (Russia), Diego Borges (Brasil), Faust Esteban (Colômbia), Pablo Magalhães (Brasil), Brigitte Wittemer (Suiça), Ricardo Tetzner (Brasil), Carolina Gomez (Colômbia), Giselle Rodrigues (Brasil), Greta Gudelyte (Lituânia) e Stéphanie Lemonnier (França).


A próxima edição está confirmada para 2023 e será realizada na Lituânia. Esta é uma iniciativa independente idealizada através do First Body Programme (@firstbodyprogramme), um programa de criação brasileiro que desenvolve workshops de criação pelo mundo, além de promover encontros internacionais com artistas de diferentes áreas.


WORKSHOP DE CRIAÇÃO – 07 a 15 de janeiro

ENCOUNTER – 15 a 21 de janeiro

Informações e inscrições s através do e-mail: firstbodyprogramme@gmail.com

Contatos: Diego Borges +55 11 910176611

diegobcontato@gmail.com

firstbodyprogramme@gmail.com

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...