top of page

FESTIVAL SAMBADA DA FEIRA HOMENAGEIA AS CEGUINHAS DE CAMPINA GRANDE - PB

As homenageadas da 2ª Edição do Festival Sambada da Feira são a Mestra Indaiá (Francisca Conceição Barbosa / 1950) e Mestra Poroca (Regina Barbosa / 1944), conhecidas nacionalmente como As Ceguinhas de Campina Grande!

O grupo, atualmente, é formado pelas duas irmãs cantadeiras e compositoras de ciranda e do coco paraibano, mas sua formação inicial era composta pela Mestra Maroca (Maria das Neves Barbosa / 1945) que faleceu em 2017.


Cegas de nascença, na infância trabalharam na lavoura e desde muito cedo passaram a se apresentar pelas ruas e feiras de Campina Grande e cidades circunvizinhas cantando emboladas e tocando ganzá, seu repertório são cocos e outras linguagens do cancioneiro nordestino que elas ressignificaram com acréscimos e improvisos.


Em 1997 conquistaram visibilidade nacional com a participação no programa “Som da Rua”, da TVE; Em 1998, gravam um documentário de curta-metragem “A Pessoa é Para o Que Nasce” do cineasta Roberto Berliner que, posteriormente, tornou-se um longa; Em 2000 participaram do Festival Nacional de Percussão em Salvador e em São Paulo; Em 2004 elas receberam a Ordem do Mérito Cultural e em 2010 recebem a 2ª Moção do Mérito Cultural, ambas do condecorações do MinC entregues pela Presidência da República em exercício.


Na 1ª Edição da Sambada da Feira em Novembro de 2019 a dupla foi atração, agora elas voltam ao palco do Festival para serem homenageadas. Vamos sambar com a gente?!


PROGRAME-SE

Espaço Cultural da Feira Central - Campina Grande PB

Dia 23 de março, às 9h


Comments


bottom of page