top of page

ESPETÁCULO QUE DIALOGA COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA SERÁ APRESENTADO NESTA SEGUNDA NO RIACHO FUNDO 2

Grupo Formigueiro de Teatro apresenta "Sabe por que tu não deu bola?" nesta segunda no Riacho Fundo 2, com sessões para estudantes e público em geral.

Foto: Vladimir Luz
Foto: Vladimir Luz

O espetáculo "SABE POR QUE TU NÃO DEU BOLA?" nasceu a partir de situações reais identificadas na comunidade, inspiradas nas vivências do proponente e dos demais integrantes do grupo Formigueiro de Teatro dentro de seus contextos sociais. Criada em 2022, a obra aborda como temática central o racismo e suas interseções com diferentes identidades e gêneros, incluindo pessoas LGBTQIAPN+, mulheres e evidencia as diversas formas pelas quais pessoas pretas/negras são colocadas em posição de subalternidade.

 

Durante o mês de setembro, o espetáculo foi encenado em Samambaia, realizando três apresentações impactantes que alcançaram cerca de 320 espectadores, entre estudantes de escolas públicas e membros da comunidade em geral. A montagem, marcada pelo teatro como ferramenta de reflexão e transformação social, provoca diálogos sobre preconceito, desigualdade e os desafios da educação antirracista, promovendo a Lei 10.632/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas.


A narrativa denuncia o silenciamento e a injustiça ao apresentar a trajetória de um homem negro preso injustamente e silenciado, marcado por acusações de “vitimismo” e alvo de falas preconceituosas e racistas que seguem sendo reproduzidas e normalizadas em nossa sociedade.

Mais do que uma peça, este espetáculo é um grito coletivo de resistência, que pulsa através da força da música e da arte. Com um repertório musical potente, dá visibilidade e valoriza artistas negros do Distrito Federal, reafirmando que a cultura negra é memória, identidade e futuro.

Em setembro o grupo se apresentou em Samambaia - Divulgação
Em setembro o grupo se apresentou em Samambaia - Divulgação

A criação foi desenvolvida a partir do método do teatrólogo Augusto Boal, utilizando a técnica Cena-Fórum do Teatro do Oprimido. As opressões relacionadas ao racismo são inúmeras e, por isso, o grupo tem recebido convites constantes de escolas e da comunidade local para apresentações, fortalecendo o diálogo e a reflexão coletiva sobre o tema.

 

O Grupo Formigueiro de Teatro foi criado pelo proponente em 2017, com o propósito de incentivar a prática artística entre crianças, adolescentes, jovens e adultos de escolas públicas do DF e da comunidade em geral. Suas produções abordam temas relevantes e urgentes, como racismo, Agenda 2030, Pacto Global da ONU, acessibilidade, inclusão, bullying, entre outros, contribuindo para a reflexão e a conscientização social. Já o espetáculo nasceu a partir de oficinas de Teatro do Oprimido realizadas com jovens da comunidade do Recanto das Emas, em especial, estudantes do CEM 804, que receberá o espetáculo nesta circulação de 2025. 

 

Agora é a vez do Riacho Fundo 2 receber o espetáculo, com apresentações exclusivas para os estudantes, proporcionando aos jovens um espaço de reflexão sobre identidade, respeito à diversidade e combate ao racismo.

 

O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

 

PROGRAME-SE

SABE POR QUE TU NÃO DEU BOLA? Temporada 2025 - Formigueiro de Teatro

 

Outubro - Riacho Fundo 2

20/10 - CED 01 - Duas apresentações nos turnos matutino e vespertino exclusivas para estudantes

20/10 - CED 01 - Uma apresentação aberta ao público, às 19h30

 

Novembro - Recanto das Emas

03/11 - CEM 804 - Duas apresentações nos turnos matutino e vespertino exclusivas para estudantes

10/11 - CEM 804 - Uma apresentação aberta ao público, às 19h

 

FICHA TÉCNICA

Produção Executiva, Direção de Cena e Iluminação: Tiago Leal

Atores: Carlos Neri, Leonardo Soares, Wesley Samuel, Pedro Rodrigues e Matheus Gomes |Atrizes: Esther Almeida, Micaelen Fernandes, Débora Almeida, Rísia Emylle, Sara Dourado e Sarah Oliveira

Cantor e Cantoras: Luiz Santos, Sara Dourado, Esther Almeida

Direção Musical: Gabriel Dourado

Músico/ Musicista: Manel Ferraz e Giovana Santos

Direção de Produção: Raíssa Costa

Assistentes de Produção: Juliana Soares e Fabiana Rodrigues

Cenografia: Fabiana Rodrigues e Tiago Leal

Sonoplasta: Sarah Oliveira

Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

Social Media e Vídeomaker: Victor Kaynnã e Tiago Leal

Intérprete de LIBRAS: Bruna Gabriela

Audiodescrição: Lúcia Corrêa

Fotógrafo: Vladimir Luz

Contador:  Luiz Paulo

Serviços voluntários - Assistente de produção: Débora Almeida e Wryel Lima / Arte educador: Wryel Lima - Assistente de Iluminação Raíssa Costa / Direção de Arte: Tiago Leal e Victor Kaynnã / Assistente de Direção de Arte: Débora Almeida.

Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page