ESPETÁCULO "OSTINATO" EM SAMAMBAIA E NO PLANO PILOTO - DF
- Da Redação
- 6 de out.
- 2 min de leitura
Samambaia e Plano receberão o espetáculo de dança “Ostinato”, dirigido por Marcos Katu Buiati. O projeto faz parte de um longo processo de pesquisa com base na relação entre dança e monstruosidade.

“Ostinato” é um termo que se refere a um padrão curto e repetitivo, frequentemente rítmico, que persiste ao longo de uma peça ou seção musical. De origem italiana, a palavra pode ser usada também para descrever algo teimoso, persistente ou insistente. Aqui, enquanto dança, o espetáculo é uma investigação sobre a forma: coreográfica, do gesto, do movimento; ato que na sua própria repetição obstinada não cessa de se desfigurar, decompor, borrar.
O espetáculo investiga cenicamente as ideias de desfiguração e borramento, buscando um tensionamento da forma - coreográfica, do movimento e do gesto - inquietando os limites constituintes da própria ideia de humanidade e monstruosidade. O monstro, aqui, não está fora do domínio do humano, mas no seu limite, desestabilizando as noções estabelecidas de sujeito e subjetividade.
Em cena, 3 intérpretes-criadores que fazem parte do des – núcleo de criação e pesquisa em dança dirigido por Marcos Katu Buiati. Caroline Magalhães, Gustavo Alexandre e Jefferson Figueirêdo possuem experiência em diversos segmentos da dança. Com muito preparo físico e ensaios constantes, os artistas injetam força e diversidade ao contexto da obra. Tais movimentos, em diálogo com a dança, almejam provocar nos espectadores um desconforto acerca dos modos como vivemos, nos relacionamos e nos colocamos hoje em sociedade, seja em nossos núcleos íntimos e familiares, seja em nossas atuações coletivas, políticas, profissionais e institucionais. Quem assina a assistência de direção e a preparação cênica é Kanzelumuka, atualmente professora adjunta do Depto. de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com vasta experiência, a artista é cofundadora, codiretora artística e integrante da Nave Gris Cia. Cênica. O espetáculo conta também com trilha sonora original composta por Eduardo Canavezes.
A obra será apresentada em diferentes cidades com oficinas destinadas para escola e artistas profissionais e amadores do DF. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
PROGRAME-SE
Todas as ações são gratuitas e os ingressos são retirados através DESTE LINK DO SYMPLA ou na página do INSTAGRAM do projeto.
QUARTA E QUINTA, 08/10 e 9/10 - 20h
Sessão do espetáculo em Samambaia - Local: Complexo Cultural De Samambaia
TERÇA, 14/10 - 20h
Sessão do espetáculo no Plano Piloto
Local: Espaço Cultural Renato Russo - Galpão Hugo Rodas
QUARTA, 15/10 - 20h
Sessão do espetáculo no Plano Piloto com audiodescrição, libras e programação em braille. Roda de conversa com o público ao final
Local: Espaço Cultural Renato Russo - Galpão Hugo Rodas
QUEM FAZ
Concepção, direção artística, coreografia e preparação corporal: Marcos Katu Buiati
Assistente de direção e preparação cênica: Kanzelumuka
Intérpretes-criadores: Caroline Magalhães, Gustavo Alexandre e Jefferson Figueirêdo
Figurino: Cyntia Carla
Trilha sonora: Eduardo Canavezes
Iluminação: Camilo Soudant
Designer gráfico: Jesso Alves
Fotógrafa: Nityama Macrini
Audiovisual: Raquel Mergener
Produção executiva: Fernando Franq
Produção e cenotecnia: Anna Uchôa
Assistência de Produção e cenotecnia: Samu Oliveira
Social Media: Victória Rocha
Intérprete de libras: Tatiana Elizabeth
Realização: des criação






Comentários