top of page

ESPETÁCULO "HERÓIS" AOS FINAIS DE SEMANA

Ele é um astro do rock no auge da fama. Está esgotado pelas demandas de ser um mito. Essa é a premissa do espetáculo "Heróis", que estreia em versão on-line e fica em cartaz sextas, sábados e domingos.

Via Assessoria

David Bowie foi a principal inspiração do personagem. Porém, outros astros do rock britânico e americano dos anos 60 e 70, como Lou Reed, Jim Morrison, Bob Dylan e The Rolling Stones, além do lendário fotógrafo Mick Rock, também estão entre as influências da montagem. Inclusive, referência a autores, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Samuel Beckett; e filmes como “SHOT! O Mantra Psico-Espiritual do Rock”, de Barney Clay; e “Encontros e Desencontros”, de Sofia Coppola, também estão presentes.


Na sinopse do espetáculo, um astro do rock no auge da fama está esgotado pelas demandas de ser um mito. Precisando de um respito, ele se depara com uma formiga. Esse encontro inesperado provoca uma jornada interna e nisso ele resgata questões deixadas para trás na correria da vida.


Exposto ao seu próprio cansaço nos bastidores, Ele se pergunta: "Por que eu levo esse tempo?"; "Em que momento eu crio? "; "Por que as pessoas admiram um artista? "; e "Vale a pena ser um herói? ". Nesse mergulho, busca as razões mais íntimas para seguir em frente, rumo a um novo lugar.


A montagem parte dos mitos em torno do artista para abordar a relação com o tempo e os valores do mundo contemporâneo, além de revelar como somos todos um pouco heróis.

O caminho de Heróis até aqui

HERÓIS marcou o início do coletivo, fundado em 2014 por Paulo Azevedo e baseado em São Paulo, com a colaboração de antigos parceiros de diversos estados brasileiros. A primeira versão do texto escrito em 2014 tinha o título “HERÓIS: UMA PAUSA PARA DAVID”. Foi contemplada com o 1º lugar no Prêmio Funarte Myrian Muniz e cumpriu estreia e temporadas no SESC Palladium (2015) e CCBB BH (2016), sendo interpretada pela atriz Samira Ávila.

Sobre a encenação

A encenação se apropria do conceito de que o protagonista é o agente da cena. Há o trânsito intenso entre os espaços de "fora" (realidade, o cotidiano) e o de "dentro" (o imaginário, o desejo, onde as ideias e pensamentos da personagem se realizam com extrema liberdade). Os limites entre o que é real e o que é imaginário enriquecem o essencial: compor uma obra cênica compartilhada “com” e construída “para” o espectador.

As cenas foram pensadas como faixas de um álbum, com títulos e minutagem, na qual as letras das músicas pontuam determinados momentos da narrativa. Alguns dos títulos vieram de nomes de canções de rock stars que inspiraram a obra. “


O blog Suacompanhia traz vídeos, entrevistas e clipes que inspiraram a montagem, além de impressões sobre o processo de criação: blogsuacompanhia.blogspot.com.

Bate papo com convidados

Após as sessões de Domingo (dias 22 e 29/11; 6 e 13/12), a Suacompanhia, em parceria com o podcast Almasculina, recebe um/a convidado/a especial. Entre os confirmados, estão o escritor e dramaturgo Marcelino Freire (Prêmio Jabuti 2006 pela obra “Contos Negreiros” e convidado do episódio #7 do podcast Almasculina) e o ator do Grupo Galpão, Paulo André.

Instagram: @suacompanhiateatro

QUEM FAZ

Direção, Texto e Atuação: Paulo Azevedo

Codireção: Ana Paula Cançado

Consultoria Dramatúrgica: Adélia Nicolete

Direção de Arte e Figurinos: Martielo Toledo

Trilha Sonora Original: Barulhista

Seleção musical: Paulo Azevedo

Consultoria de Desenho de Luz: Marina Arthuzzi

Direção Vocal: Lucia Gayotto

Preparação de canto: Mariana Brant

Cabelo: Ricardo Rodrigues

Modelista/pilotista: Noemi Bernardes

Projeto Gráfico: Glaura Santos

Fotos e diretor de streaming: Vitor Vieira

Consultoria de streaming: Janaína Patrocínio

Teasers e vídeos: Paulo Azevedo (roteiro, edição e direção), Vitor Vieira (direção de fotografia), Barulhista (trilha sonora) e Camila Picolo (operação de drone)

Operação de câmera e luz: Camila Picolo

Revisão de textos: Soraia Azevedo

Tradução espanhol e inglês: Gladys Souza

Produção Executiva: Dora Leão - PLATÔproduções

Corealização: Comcultura Comunicação e Cultura

Realização: Suacompanhia Criações Artísticas

Apoio cultural: RIRO Salon, JPZ Comunicação, Vitor Vieira Fotografia e Podcast Almasculina

Agradecimentos: Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo Film Commission/Spcine

PROGRAME-SE

Duração aproximada: 50 minutos

Classificação etária recomendada: 12 anos

Gênero e modalidade: Drama cômico

Valor: de R$10,00 a R$150,00

De 20 de novembro a 13 de dezembro, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 17h

bottom of page