top of page

ESPETÁCULO DO DF PROPORCIONA UM MERGULHO NA ELABORAÇÃO DAS EMOÇÕES

"CantoAr e as Aventuras Encantadas" retorna com nova temporada de apresentações em abril

Crédito - Giovanna Guiotti

Com o patrocínio da Neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia Brasília, por meio do edital Transformando Energia em Cultura, a nova temporada do espetáculo "CantoAr e as Aventuras Encantadas" irá circular pelas regiões administrativas do Plano Piloto e Gama, trazendo ao público infantil o universo da yoga e da meditação por meio da musicalidade, palhaçaria, teatro, artes plásticas e literatura.


CantoAr oferece ao público infantil ferramentas de conexão com as suas emoções, enquanto desenvolve a consciência corporal e amplia o espectro de linguagens sensíveis acessíveis pela arte e suas histórias e canções, criadas por Nambir e Aline, falam de aventuras, dos elementos e preservação da natureza, da vida e das transformações e possibilidades existentes na essência da criança. A narrativa percorre as aventuras vividas na infância por uma senhora de 120 anos que teve coragem para acreditar nos seus sonhos e enquanto praticava muito yoga, conheceu a magia do mundo e os ensinamentos da vida.


Ao som do violoncelo, da flauta transversal, da harpa, do violão, do berimbau e das técnicas de yoga, adaptadas ao público, torna a exibição interativa, oferecendo momentos de diversão e relaxamento. “O espetáculo do CantoAr é interativo e oferece às crianças oportunidade de mergulhar no universo lúdico do yoga, embaladas pelas linguagens da música, artes plásticas, teatro, dança e palhaçaria. Desta forma, oferecemos encantamento e magia com muita diversão”, explica a idealizadora Nambir Kaur.


Com linguagem cênica e lúdica, a apresentação alcança também o universo sensível de crianças deficientes ensinando-as posturas de yoga, técnicas de respiração e a musicalidade como ferramenta comunicativa. O projeto acontece com sensibilidade, interação e acessibilidade, contando com intérprete em libras e audiodescrição, durante todas as exibições.


Serão três dias de espetáculos: 17 de abril, às 10h e 15h, no SESC Paulo Gracindo - apresentação fechada para escolas convidadas pelo projeto; 19 de abril, às 15h, no SESC Garagem - apresentação fechada para as instituições e 21 de abril, às 17h, no SESC Garagem - apresentação aberta ao público externo.


Desde 2018, o grupo CantoAr tem o propósito de oferecer para as crianças uma maneira única, musical e divertida de aprender sobre yoga. O projeto interconecta diversas linguagens das artes como teatro, música, literatura, artes plásticas e dança. Foi a partir do encontro da professora de yoga Nambir e da musicista Aline Marcimiano que as histórias da Borboleta Bela, Zuzu, Tartaruga Aruga, Bruxa Maravilhosa, Planeta Verde e Serena começaram a ser criadas. O grupo gravou as músicas citadas que compõem o álbum disponível em várias plataformas digitais e, em seguida, o espetáculo “CantoAr e as Aventuras Encantadas”.

Crédito - Giovanna Guiotti

Em 2022, o espetáculo "CantoAr e as Aventuras Encantadas" ganha espaço e vira palco de diversas apresentações para o público infantil. São eles: escolas das periferias e os grandes teatros do centro de Brasília, como o Espaço Cultural Renato Russo, Funarte e Biblioteca Nacional, alcançando mais de 2 mil crianças em todo o Distrito Federal. Ainda em 2022, foi lançado o livro “Tartaruga Aruga”, o quarto livro do projeto, seguido pelos livros "Bruxa Maravilhosa” e “Planeta Verde”, todos distribuídos para as escolas públicas da cidade.


Atualmente, o grupo segue com programações culturais nas regiões administrativas do Plano Piloto, Recanto das Emas e Gama, contemplado pelo edital "Transformando Energia em Cultura" da Neoenergia via Lei de Incentivo à Cultura.


PROGRAME-SE

Casa Jasmim apresenta ‘CantoAr e as Aventuras Encantadas’

Datas:

17 de abril, às 10h e às 15h, exibições fechadas para escolas - Sesc Paulo Gracindo - Gama

19 de abril, às 15h - fechado para escolas - Sesc Garagem - Plano Piloto

21 de abril, às 17h, Gratuito e aberto ao público - Sesc Garagem - Plano Piloto


Ingressos: Distribuição a partir do dia 14 de abril às 12h Gratuitos pelo site: https://www.sympla.com.br/cantoar-e-as-aventuras-encatadas__2366584

Classificação: Livre

Patrocínio: Neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia, por meio do Edital Transformando Energia em Cultura

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e SESC - DF

Realização: Casa Jasmim Cultural


QUEM FAZ

Elaboração e criação: Nambir e Aline Marcimiano

Direção colaborativa: Katiane Negrão

Coordenação Geral e Elaboração do Projeto: Casa Jasmim Cultural

Harpa e atriz: Nambir

Atriz, Violão, voz, Ukulele, Berimbau: Aline Marcimiano

Flauta transversal, backing vocal: Ana Cesário

Violoncelo: Mar Nóbrega

Sonorização: Alessandro Moska

Assistente de Som: Paulo Pinheiro

Iluminação: Zizi Antunes

Coordenador técnico: Luan Autuori

Arte gráfica: Camila de Paiva

Ilustração: Amanda Cintra

Cenografia: Luciano Porto e Fernanda Samarco

Assistente de Produção: Fernanda Samarco

Gestão Financeira: Thaís Tolsi

Coordenação de Comunicação e Assessoria de Imprensa: Bruna Abreu

bottom of page