Protagonizada por Lucas Drummond, Ernani Moraes e Rafael Queiroz e dirigida por Fernando Philbert, montagem faz segunda temporada no Rio de Janeiro
Com extensa carreira internacional, a peça Órfãos (1983), que deu projeção ao roteirista e ator norte-americano Lyle Kessler como dramaturgo e lhe rendeu comparações a Tennessee Williams pela crítica especializada, reestreia no Rio de Janeiro. A idealização e coordenação artística do projeto é do ator, roteirista e produtor Lucas Drummond, que está em cena ao lado de Ernani Moraes e Rafael Queiroz. O espetáculo faz segunda temporada de 14 de janeiro até 12 de fevereiro no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, com sessões aos sábados e domingos às 20h. Órfãos é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, CEPEM, Agência 3 e Quorum Consultoria, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.
O espetáculo de Lyle Kessler gira em torno dos irmãos Phillip (Lucas Drummond) e Treat (Rafael Queiroz), que vivem em um lugar abandonado e só têm um ao outro. Treat, o mais velho, comete furtos para sustentá-los. Já Phillip não sai de casa há anos. Até que eles conhecem Harold (Ernani Moraes), um homem mais velho que irá transformar suas vidas.
No papel de Harold, o homem mais velho que transforma a vida dos dois jovens, Ernani Moraes destaca o desafio lançado pelo diretor para a composição de seu personagem: “Pela primeira vez em teatro, me deram um adjetivo para eu pesquisar, que é ‘elegante’. Normalmente, estou no universo dos ogros, dos malucos, dos torturadores, e o Phil está puxando isso de mim, que é fazer um personagem elegante, sem esforço, calmo, falando com a voz normal. Para quem me conhece como ator, sabe que eu transito muito no outro lado. Está sendo muito desafiador”.
O cenário assinado por Natalia Lana reforça o abandono que caracteriza os irmãos órfãos, vivendo de forma precária em um apartamento decadente. Mesas, cadeiras e objetos variados evocam lembranças, reais ou não, especialmente em Phillip, que passa todo o tempo confinado. E são as janelas, que rodeiam todo o cenário, que fazem a ponte entre o mundo imaginário de Phillip e o mundo exterior.
Órfãos é o terceiro projeto teatral de Lucas Drummond em parceria com o amigo de longa data Bruno Mariozz, diretor de produção à frente da Palavra Z, realizadora da peça. Antes, os dois já haviam criado e produzido o espetáculo adulto Tudo o que há Flora (2016-19), com direção de Daniel Herz, e o musical infantojuvenil O pescador e a estrela (2020-22), escrito por Drummond e por Thiago Marinho e dirigido por Karen Acioly.
Montada originalmente há quase 40 anos, Órfãos tem premiada trajetória nos EUA e em dezenas de países, entre eles França, Alemanha, Estônia, México, Japão e Turquia. Em 1985, foi dirigida pelo também ator Gary Sinise e, na versão inglesa de 1986, rendeu a Albert Finney o Olivier Award de Ator do Ano. A montagem norte-americana mais recente, produzida na Broadway, em 2013, foi estrelada por Alec Baldwin e indicada ao Tony Awards na categoria Melhor Peça. A história ganhou as telas de cinema em 1987, no longa dirigido por Alan J. Pakula e protagonizado por Albert Finney, Matthew Modine e Kevin Anderson.
Instagram oficial: https://www.instagram.com/orfaosteatro/
QUEM FAZ
Idealização e coordenação do projeto: Lucas Drummond
Texto: Lyle Kessler
Tradução: Diego Teza
Direção: Fernando Philbert
Elenco: Ernani Moraes – Harold / Lucas Drummond – Phillip / Rafael Queiroz - Treat
Figurino: Rocio Moure Cenário: Natalia Lana
Iluminação: Vilmar Olos Trilha Sonora: Marcelo Alonso Neves
Fotografia e Vídeo: Costa Blanca Films e Gaulia Filmes
Direção de produção: Bruno Mariozz
Direção de movimento: Toni Rodrigues
Produtora executiva: Angélica Lessa
Assistente de direção: Luisa Vianna
Assistente de direção de movimento: Monique Ottati
Assistente de produção: Priscila Fernandes
Assistente de comunicação: Rafael Prevot
Assessoria de imprensa: Ribamar Filho e Leonardo Minardi (MercadoCom)
Realização: Palavra Z Produções Culturais Patrocínio: Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura
PROGRAME-SE Órfãos
De 14 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023
Sábados e domingos às 20h
Local: Teatro Glaucio Gill / Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia entrada)
Vendas online: https://funarj.eleventickets.com/
Duração: 90min
Capacidade: 101 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
Tel: (21) 2332-7904
Comments