top of page

"ENSAIO SOBRE A PERDA" FAZ TEMPORADA NO TEATRO GLAUCIO GILL - RJ

Com Herton Gustavo Gratto, Hamilton Dias e direção de João Fonseca, peça mergulha em si de forma instigante para refletir sobre perda e afeto nas relações

Foto de Julia Assis

Oito meses depois de se separarem, os atores Gustavo e Hamilton, recebem um comunicado de que foram contemplados num edital no qual se inscreveram quando ainda eram casados. Apesar do término turbulento, eles decidem retomar o projeto, no entanto, quando começam a ensaiar a peça, percebem que as feridas que foram abertas ainda não estão cicatrizadas. Assim se desdobra “Ensaio sobre a Perda”, comédia dramática que faz temporada de estreia nos palcos na programação do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ do teatro Glaucio Gill, em Copacabana, até 25 de junho, sempre aos sábados e domingos, às 20h. Com direção de João Fonseca, o espetáculo é uma criação de Herton Gustavo Gratto, que o encena com Hamilton Dias pela primeira vez nos palcos.

A peça apresenta texto e interpretações instigantes e desafiadoras que entrelaçam realidade e ficção transportando o público para o espaço cênico em outra perspectiva, como espectadores dos bastidores conturbados de uma produção marcada pelo afeto e pela dor da perda.

"A sala de ensaio se transforma num campo de guerra, onde ressentimentos vêm à tona, fazendo com que eles questionem se retomar o convívio profissional foi a melhor decisão, uma vez que a dramaturgia da peça que será montada os transporta para um mar de recordações. O texto foi escrito por Alonso, um dramaturgo argentino, que durante o processo de escrita, mergulhou profundamente na pesquisa: se tornou amante dos dois, antes de ir embora e deixar a peça sem final", conta Fonseca.

Da internet para os palcos

O projeto faria sua estreia em 2020, mas precisou ser interrompido por causa da pandemia de Covid-19. Com o objetivo de mantê-lo em andamento, João Fonseca teve então a ideia de adaptar o espetáculo para uma plataforma online. A experiência foi ganhando repercussão e se tornou um sucesso de público, lotando todas as apresentações nas duas temporadas, realizadas entre agosto e outubro de 2020, e chamando a atenção de artistas consagrados, como Matheus Nachtergaele e Vera Holtz. Tamanha projeção rendeu convites para importantes festivais, como o “Festival Midrash de Teatro” e o festival internacional “Niterói Em Cena”, onde representou o Brasil.

"Nosso intuito é convidar o público a compreender diferentes formas de afeto através de uma situação de identificação universal que é a perda. Dessa forma, propõe-se um recorte da comunidade LGBTQIAP+, a partir de um debate fundamental nos dias de hoje", explica o diretor.

Para viabilizar o projeto, a equipe criou uma campanha de financiamento coletivo. Para colaborar, acesse https://benfeitoria.com/projeto/ensaio-sobre-a-perda-18ce

PROGRAME-SE

Ensaio sobre a Perda

Temporada: até 25 de junho

Data e horário: sábados e domingos, às 20h

Local: Teatro Glaucio Gill - Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana, Rio de Janeiro - CEP 22040-030, RJ

Entrada: R$ 50

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Mais informações:

Instagram: @ensaiosobreaperda

Teatro Glaucio Gill é um espaço da Secretaria de

Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ. - Telefone da bilheteria (21) 2332-7904

QUEM FAZ

Direção: João Fonseca

Assis. de direção: André Celant

Texto: Herton Gustavo Gratto

Elenco: Hamilton Dias e Herton Gustavo Gratto

Produção: Bia Souto Maior

Supervisão de produção: Cacau Gondomar

Cenário e Figurino: Nello Marrese

Iluminação: JP Meirelles

Direção de movimento: Caroline Monlleo

Preparação Vocal: Adriana Micarelli

Fotografia: Júlia Assis

Vídeos: Bernardo Dutra, João Carvalho

Designer: Diogo Almeida (DART)

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Comments


bottom of page