top of page

DULCINA NO CINEMA - FILME DE GLÓRIA TEIXEIRA ESTREIA EM FESTIVAL

Filme produzido por Glória Teixeira entre 2017 e 2019 será exibido nesta terça-feira no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, às 18h.

É inegável que o nome de Dulcina figura entre os principais do teatro brasileiro. A atriz, fundadora da Fundação Brasileira de Teatro e Faculdade de Artes Dulcina de Moraes é homenageada em documentário que revive momentos de sua trajetória através da participação de artistas que tiveram contato com a dama do teatro.


Fernanda Montenegro, Nicette Bruno, Emiliano Queiroz, Theresa Amayo, Françoise Forton, Murilo Rosa, Daisy Lúcidi , Ruth de Souza, Bidô Galvão, Carmem Moretzsohn, Tullio Guimarães, André Amaro, Luciana Martuchelli , Gê Martu, Graça Veloso e Tereza Padilha estão entre os artistas que fizeram parte desse importante projeto. Muitos outros nomes envolvidos com o Teatro e Faculdade Dulcina figuraram em diferentes fases da produção. O filme contou com imagens de arquivo do único trabalho audiovisual que a Dulcina fez, o filme “24 horas de sonho”, algumas entrevistas que ela deu, depoimentos de artistas, além da “ficção”  das interpretação, com simulações de momentos da vida de Dulcina. A pesquisa de vídeo dos arquivos originais de Dulcina começou cedo e contou com o auxílio de diferentes pessoas, como o ex-aluno Josuel Junior, que manteve preservadas algumas reportagens exibidas na Globo no começo dos anos 1980. Nas gravações no Teatro Dulcina, alunos e ex-alunos participaram de cenas que reproduziam as aulas na faculdade brasiliense.


Seis atrizes se revezaram no papel de Dulcina, ao longo de sua vida: Françoise Forton; Bidô Galvão, Carmem Moretzsohn, Theresa Amayo, Iara pietricovsky e a própria Glória Teixeira. 


PROGRAME-SE

PRODUTO: Mostra Brasília BRB de Cinema

QUANDO: Terça-feira, dia 26 de novembro de 2019

ONDE: Cine Brasília (106/107 Sul).

HORÁRIO: A partir das 18h

FILMES: Exibição do curta Encanto feminino (2019, ficção, 8 minutos; livre), de Fabíola de Andrade, e do longa Dulcina (2019, documentário, 94 minutos; livre), de Glória Teixeira. QUANTO: Entrada gratuita.


bottom of page