top of page
  • Editor

DISTRITO DRAG ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ARTE LGBT

Programação tem aulas sobre temas como registros histórico-culturais e empregabilidade para a comunidade LGBT


O coletivo Distrito Drag está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Arte e Cultura LGBTI+, voltado a artistas e produtores culturais. O período para se inscrever vai até 29 de março, de forma gratuita, por meio do link bit.ly/CursoDD2022. As aulas, exceto as de abertura e encerramento, são realizadas às terças e quintas-feiras, às 19 horas, de 1º a 29 de abril, por videoconferência. O curso integra o projeto Arte Transformista, Cultura LGBTI+ e Economia Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.


Criado para potencializar a cadeia produtiva da cultura, o curso tem como objeto principal a ampliação de conhecimentos e o estímulo do debate sobre a história e memória do movimento LGBTI+. Tem em seu escopo o diálogo teórico dos estudos culturais, de gênero e sexualidade, além de tratar sobre empregabilidade e diversidade cultural.


A formação voltada a quem trabalha com cultura LGBTI+ no DF faz parte da origem do Distrito Drag e é a premissa do curso. "Queremos contribuir com a formação de artistas e produtores, além de pesquisadores e agentes que atuam com políticas públicas de diversidade”, explica Ruth Venceremos, artista drag queen que integra a diretoria do coletivo.


Para a programação do curso, estão convocados nomes de destaque nacional como a drag queen Rita von Hunty, que apresenta aula sobre Cultura LGBTI+ na perspectiva de emancipação humana; o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Renan Quinalha, que vai ministrar a aula História e Lutas do Movimento LGBT; e da pioneira da cena drag brasileira, Márcia Pantera, que vai debater sobre estética transformista e suas interfaces com outras linguagens artísticas.


Também integram o quadro de convidados do curso, a secretária de articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Bruna Benevides; a professora Bruna Andrade Irineu, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Felipe Areda, do Instituto LGBT+; Leonardo Nogueira, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Megg Rayara Gomes de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Fabio Pedroza, do festival Afete-se; e Dayse Hansa, da Associação Cultural Mapati.


PROGRAME-SE Curso de Formação em Arte e Cultura LGBTI+

Inscrições gratuitas até 29 de março

Formulário de inscrição: bit.ly/CursoDD2022

Aulas de 1º a 29 de abril, às terças e quintas (19h), exceto abertura e encerramento, que são realizadas às sextas-feiras

Via Zoom

Com certificado de participação

Informações: encurtador.com.br/gxNQ3 (Whatsapp) e contato@distritodrag.com





bottom of page