top of page

"DANCIN DAYS" - NOVELA CLÁSSICA DE 1978 ESTREIA NO GLOBOPLAY

"Dancin' Days" estreia nesta segunda-feira (13) no Globoplay. A novela de Gilberto Braga exibida em 1978 foi estrelada por Sônia Braga, Antônio Fagundes e Joana Fomm.

Acervo Globo

"Dancin' Days" é aquela novela que as avós e mães adoram relembrar. Representa muito bem o final da década de 1970 e todo o imaginário sobre a era disco. A trama conta a história a história de Júlia (Braga), uma ex-presidiária que tenta se reconquistar o amor da filha, Marisa (Glória Pires), após passar anos presa por ter atropelado e matado um homem.


Nesse período de reclusão, a jovem tinha sido criada pela tia, Yolanda (Joana Fomm), que dificulta a relação das duas por medo de perder a sobrinha. Depois de se aproximar da jovem com outra identidade, ela é afastada novamente ao ser descoberta e acaba presa mais uma vez. Porém, é preciso avisar algo ao público que não viu a obra...


DANCIN' DAYS É LEEEEEEEEENTA

As imagens que o Vídeo Show exibiram ao longo dos anos, mostrando uma boate animada com músicas da era disco podem confundir o público que espera que a novela seja prioritariamente colorida e dançante. Trata-se de uma história aparentemente triste (e Sônia Braga fez seu papel bravamente). É uma trama com narrativa lenta mesmo e essa era a estética da época, As imagens da boate são raras... Acontecem em capítulos avulsos ao longo da trama.


A novela dá início a uma segunda fase após alguns anos, quando Júlia volta da Europa completamente transformada. Nesse meio tempo, ela ainda vive um romance de idas e vindas com o diplomata Cacá (Fagundes). É nesse retorno triunfal que a mulher sofrida da primeira fase aparece empoderada e chamando a atenção de todos por seu jeito afrontoso e livre. Daí vem aquela cena icônica repetida inúmeras vezes nesses 40 anos que separam a estreia.


"Dancin’ Days" inaugurou o estilo de Gilberto Braga, marcado pela discussão dos valores da classe média e das elites urbanas. Para escrever a história, o autor lançou mão de romantismo e sarcasmo, dois elementos característicos de seu universo ficcional.


A trama se aproveitou da popularidade de "Os Embalos de Sábado à Noite" (1977), filme estrelado por John Travolta, que levou milhões de espectadores ao cinema e impulsionou o sucesso das discotecas em todo o mundo. Pouco tempo antes de a novela estrear, fazia sucesso no Rio de Janeiro a discoteca Dancing’ Days, fundada pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta.


Em 1978, "Dancin’ Days" foi tema de uma reportagem da revista americana "Newsweek", que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores.


Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água de colônia e sandália de salto fino. Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues).


A trilha sonora internacional de "Dancin’ Days" vendeu quase um milhão de cópias. A novela foi apresentada pela rede mexicana Televisa, uma das principais exportadoras de telenovela do mundo. Foi a primeira vez que o México exibiu uma novela brasileira. A novela foi apresentada em cerca de 40 países, entre eles Argélia, Bélgica, Bolívia, China, Colômbia, Espanha, França, Polônia, Portugal e Uruguai. Na Itália, chegou a alcançar um público médio de quatro milhões de espectadores por capítulo.


A Globo exibiu uma versão bem resumida de "Dancin´Days", de aproximadamente 90 minutos, para uma exibição única em fevereiro de 1980, como parte do "Festival 15 Anos" da emissora. Depois, a novela foi reprisada em 50 capítulos em 1982, às 22h. Cogitou-se reprisar a trama outra vez em 1997 para celebrar os quase 20 anos de estreia, mas em seu lugar a Globo optou por "Fera Ferida", em Vale a pena ver de novo. Em 2014, o Viva exibiu a versão internacional da novela. Há também uma versão de 38h de duração da novela em formato de DVD, lançado pela Globo Marcas.


"Dancin' Days" é a 5ª novela dos anos 1970 a ser disponibilizada no Globoplay, que já resgatou "O Bem Amado", "Pecado Capital", "Anjo Mau" e "Pai Herói".


*Portal Conteúdo com informações do G1.

Comments


bottom of page