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CORPITOS – DANÇA CONTEMPORÂNEA CHEGA A ESCOLAS PÚBLICAS DE SAMAMBAIA E TAGUATINGA (DF)

Projeto promove movimento como ponte para inclusão, afeto e aprendizagem para mais de 300 crianças do Distrito Federal

Foto: Katarina Silva
Foto: Katarina Silva

“O direito de se mover dentro da escola é quase um respiro num lugar onde, na maior parte do tempo, as crianças precisam ficar sentadas.” É assim que Letícia Medeiros, licenciada em Dança pelo Instituto Federal de Brasília e idealizadora do projeto Corpitos – Dança Contemporânea com Crianças, sintetiza o objetivo da iniciativa, que desde 2018 tem o compromisso de disseminar a dança contemporânea em escolas públicas como ferramenta de liberdade, um espaço onde a criança pode ser criança e aprender por meio do movimento.


A partir do dia 19 de agosto, a Escola Classe 410 de Samambaia inaugura a segunda edição do Corpitos – Dança Contemporânea com Crianças nas Escolas, projeto contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). A iniciativa oferece aulas gratuitas de dança contemporânea para estudantes do Ensino Fundamental em escolas públicas. Além da 410, participam também a Escola Classe 501 de Samambaia e a Escola Bilíngue de Taguatinga.

Ao longo dos próximos três meses, de agosto a outubro, mais de 300 crianças terão aulas semanais gratuitas, com duração de uma hora, envolvendo exercícios de improvisação, jogos de movimento e criação de coreografias autorais. A proposta estimula a expressividade, a identidade corporal e a autonomia, valorizando o corpo como espaço de memória, imaginação e encontro com o outro.


Para Rossana Alves, co-coordenadora do projeto, dançarina, educadora e especialista em desenvolvimento infantil, o Corpitos também é um ato de reparação e esperança: “O movimento é o impulsionador do desenvolvimento infantil. A dança incentiva nossa base mais fundamental: a percepção do próprio corpo, a autoestima, a imaginação e a conexão com o outro. As crianças adoram dançar juntas, cada colega tem um jeito único de se mover, e é nessa diversidade que a dança contemporânea floresce.”


As aulas criam um espaço onde cada criança pode experimentar e dançar à sua maneira, construindo uma relação saudável com o próprio corpo e aprendendo a respeitar as diferenças. Ao final de cada ciclo, entre outubro e novembro, serão realizadas mostras artísticas no Complexo Cultural de Samambaia, reunindo famílias, colegas e comunidade para conhecer o resultado do processo e celebrar, por meio da dança, as conquistas das crianças.


Corpitos nas escolas

Criado em 2018, o Corpitos nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à dança contemporânea, uma linguagem artística que acolhe todos os corpos e valoriza a singularidade de cada movimento. Desde 2022, com apoio do FAC, o projeto atua em escolas públicas do DF e mantém uma turma regular no Centro de Dança do DF. A primeira edição do corpitos aconteceu em escolas públicas Riacho Fundo e à tendência é se expandir para outras escolas.


As aulas incentivam as crianças a explorarem a liberdade de movimento e a descobrirem formas próprias de dançar. O processo pedagógico é baseado no brincar, na improvisação e no gesto criativo, estimulando não apenas o desenvolvimento físico, mas também o emocional e o social.

Para Letícia Medeiros, que nasceu e cresceu em Samambaia, iniciar a segunda edição do projeto nas escolas públicas de sua cidade é uma forma de devolutiva, garantindo que as aulas alcancem crianças periféricas de sua comunidade: “Quando criança, eu queria ter aulas de dança. Olhando para as experiências já vividas no projeto, vejo que o Corpitos pode transformar o olhar das crianças. Elas percebem que podem inventar, errar, reinventar, desenvolvendo autonomia e criatividade. Ministrar aulas em Samambaia é garantir que crianças, diferente de mim, possam experimentar uma aula de dança contemporânea desde cedo.”


O projeto também valoriza a inclusão como princípio central. Nesta edição, haverá uma vivência específica para crianças surdas da Escola Bilíngue de Taguatinga, com estratégias pedagógicas adaptadas e o apoio de intérpretes de Libras. As culminâncias serão apresentações abertas à comunidade, com recursos de acessibilidade como audiodescrição, garantindo que todas as crianças e famílias possam participar plenamente da experiência.


PROGRAME-SE

2ª edição do Corpitos nas escolas públicas

QUANDO: a partir de 19 de agosto de 2025, com duração de três meses

ONDE: escolas públicas de Samambaia e Taguatinga – DF

Atividades: oficinas gratuitas em escolas públicas e vivência para crianças surdas

 
 
 

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