top of page

CONHEÇA ALGUNS FESTIVAIS LATINO-AMERICANOS DE TEATRO

Você sabia que a América Latina tem um monte de festivais de teatro? Já pensou em se arriscar e conhecer e perto a produção de resistência dos hermanos? O Portal Conteúdo fez um vídeo explicando como eles funcionam.

Em Brasília, temos alguns festivais importantes, como o Cena Contemporânea, o Prêmio Sesc de Teatro Candango, o Sesc Fest Clonw, o Festival de Palhaças do Mundo e, agora, o mais recente: FFF – Festival Frente Feminina. É muito importante participar do que é produzido onde a gente vive, mas, olha… existem tantos outros festivais por esse mundão afora… Hoje, vamos falar de intercâmbios culturais latino-americanos!


Após ter fundado a Cia. Fábrica de Teatro em Brasília 10 anos atrás, meus companheiros e eu queríamos apresentar nossos trabalhos onde fosse possível… na Mostra Dulcina, no Cometa Cenas ou em festivais de Arte e Cultura do DF. Até que um dia, fizemos uma temporada de “Beijo no Asfalto”, nossa primeira peça, no Teatro Caleidoscópio, que ficava no Sudoeste. A gente convivia muito com três queridos incentivadores de Brasília: os atores e diretores Tullio Guimarães, Plínio Mosca e Andre Amaro. Foram eles que nos disseram que havia um circuito de festivais latino-americanos que valia muito a pena conhecer. Com muito esforço e dedicação, inscrevemos a peça no edital e entramos de cabeça nesse mochilão cultural. Entre 2010 e 2014 foram mais de 15 festivais internacionais, indo e voltando com a bagagem repleta de conhecimento.


São muitos os festivais latino-americanos. No Chile há vários. Vou citar alguns que conheço, como o Santiago a Mil, o Tropiconce, o FamFest, e um festival que, pra mim e meus companheiros de grupo, foi a porta de entrada pra esse circuito teatral internacional: o ENTEPOLA Chile.


ENTEPOLA significa Encuentro de Teatro Popular Latinoamericano e existe desde 1987. Organizado pelo Teatro La Carreta, com os atores Davi Musa e Rubi Figueroa, o ENTEPOLA tem uma força incrível dentro da América Latina. Na primeira vez em que fui com a Fábrica de Teatro não tínhamos muita grana, ou seja… fomos de ônibus cruzando a Cordilheira dos Andes.


São três espetáculos por noite e uma imersão teatral de alto nível com o viés da luta pelo teatro popular, pelo teatro de guerrilha, pelo teatro de resistência. Fomos a primeira vez em 2010, depois 2011, 2012 e a última em 2016, onde pude aplicar duas oficinas… uma para atores e outra para crianças da comunidade.


O ENTEPOLA é tão forte que tem franquias espalhada por outras partes da América Latina. Na Argentina, por exemplo, tem o ENTEPOLA Jujuy, que fica no norte do país. Quem tiver interesse é só acompanhar as redes sociais e se ligar nas convocatórias. Quem encabeça o Entepola Jujuy é o ator e produtor German Romano, um querido amigo.


Na Argentina há também o ELTI – Encuentro Latinoamericano de Teatro Independiente, organizado pelas lindas meninas do Grupo Umaminga. Quando fomos em 2012, fizemos visitas a museus históricos e apresentamos três obras: “A Dieta do Calango”, meu solo de palhaço, “E quando vem a lucidez” e “Vida Invisível”, as duas com direção do Rafael Soul.


Ainda sobre o ENTEPOLA, tem uma versão dele no México! La na cidade de Águascalientes. Nós recebemos um convite especial dos organizadores pra participar da primeira edição no país em 2014. Cara… México, neh?! A gente apresentou “A Dieta do Calango” em cinco locais diferentes, incluindo Praças, Centros Históricos, Teatros de bolso, salas de teatro convencionais...


No Peru, tem o Festival Arte y Comunidad, O EL Tren, FIACPO, o FESTEPE e um que nos acolheu de maneira belíssima… que é O FIETPO (Festival Itinerante y Encuentro de Teatro Popular de Lima), organizado pela Associação Sol de Meia-Noite.


Quer saber mais sobre esses e outros festivais? Assista ao vídeo preparado para artistas e produtores:


*Matéria publicada anteriormente no site Aqui Tem Diversão e adaptada pelo mesmo colunista para o Portal Conteúdo. O texto utilizado no vídeo é de autoria de Josuel Junior e já foi utilizado em um projeto piloto da Fábrica de Teatro em 2016, intitulado Via de Troca.

bottom of page