top of page

COMPANHIA DE DANÇAS DE DIADEMA APRESENTA ESPETÁCULOS NO TEATRO CLARA NUNES

Os ingressos são gratuitos com distribuição no local, 30 minutos antes das sessões. Após cada apresentação, os integrantes da Companhia participam de bate-papo com o público.

SCinestesia - ©SilviaMachado

Comemorando o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Companhia de Danças de Diadema apresenta, no Teatro Clara Nunes - Centro Cultural Diadema, dois espetáculos de seu repertório. Trata-se do infantil Crocodilo Embaixo da Cama e de SCinestesia, respectivamente nos dias 29 de abril (sexta, às 15h) e 30 de abril (sábado, às 20h).

A Companhia de Danças de Diadema - que está comemorando 27 anos de fundação, em 1º de maio de 2022 - tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Crocodilo Embaixo da Cama

Com coreografia de Clébio Oliveira e direção geral de Ana Bottosso, o espetáculo foi concebido em 2021, durante a pandemia da covid-19. Pela ótica infantil, Crocodilo Embaixo da Cama é uma viagem poética sobre o nosso tempo, sobre a pandemia, sobre nossas condições mentais que, diante de algo desconhecido, pode desencadear monstros, sejamos crianças ou adultos.

O enredo explora o imaginário infantil, repleto de bichos, fantasmas e monstros que provocam medo a qualquer hora do dia, principalmente na hora de dormir. Medos e fobias fazem parte do desenvolvimento da criança, expressa a descoberta do mundo, o discernimento entre o que é real e o que é fantasia, mas o que acontece quando esse imaginário é afetado por uma pandemia assustadora? A montagem caminha na direção de várias questões. Como seria enxergar o mundo atual pela ótica infantil? Como fica o estado mental da criança em um momento pandêmico? Quais as reflexões, expressões e reações da criança ao se defrontar com o desconhecido? Como encarar algo ameaçador e invisível? Como pôr-se em acordo com as emoções, os medos e os sentimentos quando afetados por uma pandemia mundial, tendo que encarar a extraordinária realidade?

QUEM FAZ

Direção geral: Ana Bottosso. Criação coreográfica, pesquisa de material cênico: Clébio Oliveira. Bailarinos criadores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Ligth designer: Mirella Brandi. Música original: Matresanch. Concepção e confecção de figurino: Salomé Abdala. Assistência de confecção de figurino: Felipe Lemos. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistência de ensaio: Zezinho Alves. Aderecistas: Marcos Sanchez e Patrícia Lopes. Técnico de luz: Luan Vinícius. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professor de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação de Yoga: Daniele Santos. Professor de View Points: Bruno de Oliveira. Professora convidada: Daniela Moraes (improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.

SCinestesia

Com direção geral e concepção coreográfica da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso, a obra transita pelo universo do surrealismo, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. Ana também assina a dramaturgia cênica, junto com o ator-performer Matteo Bonfitto, e a montagem conta ainda com participação do músico e compositor Luciano Sallun na criação da trilha sonora.

A animação surrealista “Tango”, do polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia de Danças de Diadema. O título “SCinestesia” surge da exploração dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). Materializados nos corpos e na cena, ambos os significados dissolvem as fronteiras entre dentro e fora, objetivo e subjetivo, consciente e inconsciente, incorporando ainda mais o universo surreal buscado. No palco, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros. Eles podem ser parecidos, mas nunca iguais. Como em um processo de causa e efeito, ação e reação tudo pode se modificar a partir da mínima desordem, do inesperado, do acaso da vida.

QUEM FAZ

Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Dramaturgia cênica: Ana Bottosso e Matteo Bonfitto. Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistente de ensaio: Zezinho Alves. Concepção musical: Luciano Sallun. Desenho de luz: Alexandre Zullu e Ana Bottosso. Técnico de luz: Luan Vinícius. Cenografia e adereços cênicos: Júlio Dojcsar. Figurinos: Bruna Recchia. Confecção de figurinos: Zezé de Castro. Art designer: Tono Guimarães. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professor de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação em Yoga: Daniele Santos. Professor de View Points: Bruno de Oliveira. Professora convidada: Daniela Moraes (improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.

PROGRAME-SE

Companhia de Danças de Diadema

29 de abril. Sexta, às 15h

Infantil/dança: Crocodilo Embaixo da Cama

Duração: 37 min. Indicação etária: Livre.

30 de abril. Sábado, às 20h

Espetáculo/dança: SCinestesia Duração: 60 min. Indicação etária: 14 anos.

Teatro Clara Nunes | Centro Cultural Diadema

Praça da Moça, 300 - Centro. Diadema/SP.

Tel: (11) 4056-3366. Capacidade: 377 lugares.

Ingressos: Grátis - distribuição 30 minutos antes das sessões.

Haverá um bate papo com o público após cada apresentação.

bottom of page