top of page

CIA YINSPIRAÇÃO PARTICIPA DO FESTIVAL "MUJERES EN ESCENA POR LA PAZ"

O projeto "Quarentena de Histórias" ganha legenda e vídeos em espanhol para levar Brasília a Festival Colombiano. O projeto já tem acervo com mais de 70 vídeos com contações sobre mulheres da História.

Foto: Edu Barroso

A Cia Yinspiração estará presente em mais um Mujeres en Escena por La Paz, da Corporación Colombiana de Teatro. O festival completa 30 edições, sendo que desde 2013, e o grupo brasiliense está presente. Já levou os espetáculos Elizabeth Tudo Pode, O Equilibrista, Amor y Sombra, Fahenreit, além de workshops com a diretora Luciana Martuchelli, sempre ministrados e apresentados em espanhol. Desta vez é a Quarentena de Histórias que ganha legendas e vídeos no idioma hermano para falar de grandes mulheres latinas. Como em 2020, quando apresentou a versão online do Sonhos de Shakespeare, a Cuarentena também estará no palco virtual do festival, que será híbrido, com apresentações nos teatros de Bogotá e nas plataformas digitais para qualquer parte do mundo (https://corporacioncolombianadeteatro.com - de 06 a 15 de agosto).

Logo após o lançamento no festival, os vídeos também serão disponibilizados nos canais da Alexandria Conta e Cria, entrando para o acervo de mais de 70 vídeos, com 03 minutos, em média, cada. Eles estão sendo produzidos desde março de 2020, com mulheres pioneiras em diversas áreas de atuação. Na série especial para o festival: grandes artistas latinas, com nossas Chiquinha Gonzaga, Dulcina, Tasila, Maria Firmina dos Reis, a colombiana Débora Arango, a mexicana Aurora Reys, a argentina Emilia Saleny, a chilena Gabriela Mistral e a peruana Victoria Santa Cruz.

Deste o início do período de isolamento, a “Biblioteca de Alexandria” se reinventou e continuou funcionando a todo vapor, transformando História em historinha, com personagens que existiram de verdade verdadeira.

A Quarentena de História traz a vida e feitos de mulheres que fizeram a História do Brasil, mas não são tão conhecidas como deveriam! Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Ana Neri, Nísia Floresta, Bertha Lutz, Carmen Miranda... Alguns nomes até famosos mas com detalhes desconhecidos... e outros que não são nem citados como Dandara dos Palmares, a mulher de Zumbi, ou a primeira romancista, a primeira engenheira, as primeiras políticas... As mulheres são o foco porque, não é que não existam grandes homens, mas como a História depende de quem conta e ela é tradicionalmente contada por eles, que tal conhecer outros pontos de vista? Como na peça, Elizabeth Tudo Pode, a ideia da bibliotecária Alexandria é mostrar a meninas e meninos como a História é feita de pessoas reais e como podemos ocupar lugares e seguir profissões e ideias que acreditamos. Quando realizamos nossas missões, nossos sonhos, deixamos nossa marca no mundo e ajudamos a melhorarmos! O céu é o limite, como mostram as primeiras pilotas Thereza di Marzo e Anésia Machado!

No espetáculo teatral, os livros falam e personagens escapam de suas fábulas para contar sobre uma princesa tão real que virou rainha! Elizabeth I. O cenário, todo feito em papelão, recria a biblioteca de Alexandria – em referência à maior do mundo antigo – onde vivem também o cão bombeiro Firefox e D. Cesárea, a milenar traça gourmet que só devora bons livros.

Alexandria (em referência à Biblioteca do mundo antigo) é uma criação de Juliana Zancanaro e da diretora Luciana Martuchelli, da Cia Yinspiração. No teatro, o cenário, feito pelo artesão Virgílio Mota recria uma biblioteca. O ator e cantor Filipe Lima dá vida a outros 37 personagens, num fantástico trabalho de composição vocal. Na estrada desde 2011, já passeou pelo Brasil, Argentina e Colômbia, volta a Brasília, cidade sede da Cia Yinspiração.

A cada semana novas histórias para o público assistir sem sair de casa!

PROGRAME-SE

QUARENTENA DE HISTÓRIAS, por ALEXANDRIA CONTA E CRIA

Contação disponível no IGTV do perfil @alexandria_contaecria no Instagram https://www.instagram.com/alexandria_contaecria/ e Alexandria Conta e Cria no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCofUSJXUxu_HRlWviyKoqNg

QUEM FAZ Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas Direção: Luciana Martuchelli Texto: Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli


ADQUIRA O LIVRO

Livro Elizabeth Tudo Pode, disponível para venda e autógrafos - cada ingresso dá direito a R$ 15,00 de desconto

Elizabeth Tudo Pode, bilíngue (port/espanhol) R$ 35,00

De Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli

Tradução: Luciana Fins

Ed: C de Coisas, 2016

bottom of page