top of page

CIA BURLESCA EM OCUPAÇÃO VIRTUAL COM OBRAS DE BRECHT

A Cia Burlesca recomeça a partir de 06 de abril o projeto Brecht na Biblioteca, realizando leituras dramáticas, oficinas de teatro épico e palestras com diferentes diretores de teatro.

Foto: Beto Viana

Em 2020 a Cia Burlesca já exibiu em vídeo as leituras das obras “A Exceção e a Regra” e “A Decisão” de Brecht e palestras com os diretores Fernando Lobo (RJ), Sérgio de Carvalho (SP) e Túlio Guimarães (DF), tudo disponível no canal do YouTube da companhia e ainda três módulos da Oficina de Teatro Épico ministrada por seus integrantes.


A próxima leitura será do texto “A Mãe”, que traz o retorno dos trabalhos da companhia com o projeto. Peça inspirada no romance com o mesmo nome de Gorki, que narra a experiência revolucionária de Pelagea Wlassova. Nessa leitura o experimento traz mais evidência ao texto, o elenco sem figurinos ou cenário busca evidenciar os típicos elementos brechtianos, como a narração presente nas rubricas, o distanciamento e os gestos dialéticos dos personagens. Uma oportunidade de experienciar novas maneiras de produção e criação, não só para a companhia, mas para quem acompanha a realização do projeto nas redes sociais do grupo e da BPB.


O elenco, formado por Julie Wezel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick, sob direção de Mafá Nogueira e Patrícia Barros, se revezam para interpretar os personagens das peças, filmar, iluminar, dirigir, editar e ambientalizar as leitura dramatizada dentro das particularidades e desafios cotidianos em meio a pandêmia. A realização do projeto seria presencial com a ocupação da BPB, mas devido às restrições de segurança sanitárias decorrentes do Covid-19, o projeto foi readequado para realização virtual.


No dia 10 de abril, sábado, tem o 4° Módulo da Oficina de Teatro Épico. O módulo será realizado em parceria com o Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, e manteremos abertos para o público que quiser participar assim como os módulos anteriores. A inscrição estará disponível no link da bio do Instagram.


A Companhia está fazendo uma campanha de arrecadação de livros ao longo do projeto que serão doados para o acervo físico da Biblioteca Pública de Brasília. Quem tiver interesse em contribuir, basta entrar em contato com o grupo para combinar a coleta do material.


PROGRAME-SE

Leitura dramática da peça “A Mãe”

Dias: 06 de abril

Horário: Terça´-feira, a partir das 20hrs

Acesso gratuito e livre para todos os públicos


QUEM FAZ

Direção: Mafá Nogueira e Patrícia Barros

Elenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick

Produção: Cia Burlesca

Gestão: V4 Cultural

Designer gráfico: Nara Oliveira

Assessoria de Imprensa: Pedro Henrick

Edição dos vídeos: Mafá Nogueira

Agradecimento: Simone Afonso da Biblioteca Pública de Brasília

bottom of page