top of page

CARAVANA CIRCO TEATRO ARTETUDE LEVA ALEGRIA PARA FORA DO DF

Em circulação cheia de arte e reflexões, os Irmãos Saúde levam circo, teatro e oficinas para Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso

Foto: Pablo Peixoto

Como segunda etapa do projeto iniciado em 2022, em Brasília, a Caravana Artetude parte do Distrito Federal para circular em cidades de outros três estados. De 1 a 8 de julho, os Irmãos Saúde levam circo, teatro e oficinas de perna de pau e malabares às cidades de João Pinheiro (MG), Goiás Velho (GO) e Barra do Garça (MT).

A trupe vai apresentar os espetáculos “Brincadeiras de circo” e “Grande circo dos irmãos Saúde” na Lindinha, ônibus equipado com estrutura de som e luz, que está sempre pronta para levar a arte circense para os quatro cantos do Brasil.

Além dos irmãos saúde, Chaubraubrau e Raquaqua, os palhaços Mestre Mandioca Frita, Espiga de Milho e Tapioca fazem parte da companhia. Para eles, é de fundamental importância promover a inclusão cultural das comunidades do interior do Brasil e estimular um convívio pacífico por meio da arte e cultura de forma lúdica e criativa.

“Mais do que levar arte para essas comunidades, queremos contribuir para que as pessoas, em especial os jovens que participam das nossas oficinas ou espetáculos, possam se transformar em seres humanos melhores”, enfatiza Ankomárcio Saúde, o Palhaço Chaubraubrau.

Para Ankomárcio, levar a caravana para outros estados é uma maneira de fortalecer e divulgar a cena cultural do DF, além de desconstruir o estigma de que em Brasília só existe a cena política. “Nesta nova etapa, esperamos encontrar pessoas que de alguma maneira se sintam representadas e reconhecidas nas nossas brincadeiras e nossas cenas. Afinal de contas, nas entrelinhas, contamos um pouco do que a gente é e como a gente pensa o mundo”, diz ele.

Na primeira etapa, a caravana percorreu as cidades de Riacho Fundo, Ceilândia e São Sebastião, no Distrito Federal. “Conseguimos de fato ir a locais que normalmente não chegam ações culturais. Percebemos que nosso espetáculo, não importa onde aconteça, ele consegue alcançar crianças, jovens, adultos, pessoas de todas as idades. E naquele momento, todos se tornam o ‘respeitável público’”, observa Ankomárcio.

A Caravana tem o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF e tem como proposta a descentralização e democratização do acesso à cultura, aos bens culturais materiais e imateriais proporcionados pela Arte Circense, presente nas atividades e pesquisa da trupe “Circo Teatro Artetude”.

Sobre os espetáculos

“Brincadeiras de Circo”: O espetáculo “Brincadeiras de Circo” são 5 palhaços que revivem a magia do circo tradicional. Especialmente voltado para o resgate e reintrodução da linguagem do teatro de rua, e do “brincar” popular. Rico em elementos como canções populares, jogos acrobáticos, mágicas, brincadeiras de roda, equilibrismo, malabarismo e muita palhaçada.

Um espetáculo onde homenageamos as origens do circo e contamos com a presença dos palhaços Mandioca Frita, Chaubraubrau, Raquaquá, Tapioca e Espiga de Milho.

“O circo dos irmãos saúde”:

Ankomárcio Saúde e Ruiberdan Saúde são amigos, irmãos e palhaços, que usando de elementos de esquetes tradicionais, temperadas com manobras acrobáticas e números de malabares, exercitam a incrível e maravilhosa arte da convivência. Um jogo em que os sentimentos oscilam da raiva ao amor em segundos, os irmãos exploram cenas cotidianas que levam ao espetáculo e ao espectador a dúvida se aquilo é ou não verdade.

Programação:

Cidade: João Pinheiro – MG

Dia: 01/07 - Sábado

Local: Praça Luzia Mendes Romero (Praça Redonda)

Horário: 18:30

Cidade: Goiás Velho - GO Dia: 06/07 – Quinta-feira

Local: Praça do João Francisco

Horário: 17:30

Cidade: Barra do Garça - MT Dia: 08/07 - Sábado

Local: Área externa do Espaço Cultural Valdon Varjão

Horário: 17:00

Comments


bottom of page