top of page

CAPOEIRA E SAMBA DE RODA MOVIMENTAM A VILA CULTURAL COBRA CORAL

Atualizado: 26 de jun.

Segundo ciclo do Encontro Bem-Viver realiza oficinas e apresentações gratuitas para públicos de todas as idades

Foto: Webert da Cruz
Foto: Webert da Cruz

O Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade está de volta! No próximo domingo, 29 de junho, o projeto realiza o seu segundo ciclo na Vila Cultural Cobra Coral, localizada na 813 Sul. A programação começa às 9h e segue até às 19h, com Vivência de Capoeira com Mestre Don King, Roda de Capoeira Angola com Mestre Formiguinha, Vivência de Samba de Roda com Manolo Emanuel e Apoena Machado e apresentação de Samba de Roda para fechar o dia. A entrada é franca e livre.

O Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade é realizado pelo Espaço Inventado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Criado a partir da integração entre diversos artistas, mestres de tradição oral, grupos culturais e coletivos, o projeto busca estimular a filosofia do bem-viver e o fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira presente no DF e nas comunidades onde se realiza. 

A primeira edição aconteceu no dia 24 de maio, celebrando o aniversário de 55 anos da Vila Cobra Coral e o lançamento da Associação Território Cultural Espaço Inventado. Nos dias 06 de setembro e 12 de outubro, serão promovidas mais duas edições, dessa vez ocupando a Vila Telebrasília. 

Além dos quatro encontros imersivos aos finais de semana, até outubro serão realizadas uma série de oficinas regulares de capoeira e samba de roda. A programação das oficinas será divulgada em breve, no perfil de instagram @_inventado. Cultura e território: Vila Cobra Coral e Espaço Inventado Localizado na Vila Cultural Cobra Coral, o Espaço Inventado foi criado em 2009 e desempenha um papel fundamental na promoção da cultura popular no DF, através de práticas como samba, capoeira, circo, permacultura, teatro popular e dança. Inspirado no conceito originário de bem-viver, que prioriza a harmonia entre o ser humano e a natureza, o espaço busca estimular a convivência e o bem-estar, a preservação das tradições e os laços comunitários.

Fundada na década de 70 na Quadra 813 da Asu Sul, a Vila Cobra Coral abriga mais de 230 famílias e se configura como um rico território cultural, histórico e religioso de Brasília. Além do Espaço Inventado, na vila também estão localizados o Terreiro Pai Joaquim de Aruanda, a sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, a Casa da Árvore, representações da Igreja Católica e Evangélica, além de projetos ambientais e sociais que a tornam referência em diversidade e sustentabilidade comunitária.

Mesmo com todo esse legado, o território sofre tentativas de desocupação por órgãos de governo, que alegam que o local está dentro da poligonal do Parque Ecológico Asa Sul, criado somente em 2003. A comunidade da vila, entretanto, segue organizada para defender a conciliação entre a preservação ambiental e o direito à moradia e à cultura. Em fevereiro, foi realizada a audiência pública ‘Vila Cultural Cobra Coral: Reparação, Justiça Socioambiental e Cultura', com a participação de moradores, coletivos, pesquisadores e deputados.


PROGRAMAÇÃO | JUNHO

9h: Vivência de Capoeira - com Mestre Don King

11h: Roda de Capoeira Angola - com Mestre Formiguinha

15h: Vivência de Samba de Roda - com Manolo Emanuel e Apoena Machado

17h: Apresentação de Samba de Roda


PROGRAME-SE

Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade - 2º ciclo

QUANDO 29 de junho de 2025 (domingo)

HORÁRIO: 9h às 19h

ONDE: Espaço Inventado - Vila Cultural Cobra Coral (813 Sul)

QUANTO: Gratuito

Classificação: Livre

 
 
 

Comments


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page