• davicdm

ARTISTA DO DF LANÇA WEBRÁDIO VOLTADA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR



A Rádio Pife tem como foco a cultura do pife, e conta com entrevistas, matérias, pesquisas e uma playlist que dá espaço à música produzida no mundo das nossas tradições populares


Banda de Pife, Banda de Pífanos, Terno de Pífano ou Banda Cabaçal. Muitos nomes, mas que falam de uma mesma rica e importante manifestação da nossa cultura popular. Tendo como o instrumento principal o pife, ou pífano, uma flauta transversal, feita geralmente de bambu, as bandas estão presentes, principalmente, em regiões como Pernambuco, Ceará e Paraíba, compondo a programação de novenas e de festas para animar o povo. Mas também novas gerações de Bandas de Pífano surgem por várias regiões do país, unindo o tradicional e o moderno, com novos arranjos, cores e tons. 

Em Brasília, a cultura do pife é muito difundida, graças, em grande parte, ao Mestre Zé do Pife, pernambucano radicado no DF, que realiza, há cerca de 15 anos, oficinas e diversas atividades na cidade. Um de seus diversos aprendizes, Gabriel Raposo, ou Raul do Pife, como foi batizado por Seu Zé, segue o legado do mestre, de difundir e valorizar as bandas de pífanos e a cultura popular. Formado em Antropologia pela Universidade de Brasília com foco em etnomusicologia, Raul do Pife criou em 2016, na universidade, o Curso de Extensão em Bandas de Pífanos e no mesmo ano, junto a Fernando Cheflera, o Projeto Ciclopife, que percorreu mais de 3.000 km pelo sertão nordestino divulgando o pífano e a agroecologia. Neste mês de abril de 2020, deu início à Rádio Pife, uma webrádio, que sintoniza diversos fazeres e saberes, tocando a arte de muitos pifeiros do mundo rural e das capitais do Brasil, e contém ainda na programação álbuns de artistas independentes que mantém estreita ligação com a cultura popular. Além de música, a rádio conta com entrevistas, matérias, poesias, pesquisas e variados conteúdos que divulgam mestras, mestres e brincantes da rica cultura do nosso país.


A Rádio Pife conta com uma  programação 24h por dia, e pode ser acessada por qualquer dispositivo com acesso à internet, através do link:


https://radiopife.webradiosite.com/


PROGRAME-SE

Rádio Pife

ONDE: https://radiopife.webradiosite.com/

QUANDO: 24h no ar

CONTATO:

radiopife@gmail.com

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com