top of page

ARTISTA CRIADOR DO PROJETO "GURULINO" É PRESO E AGREDIDO POR POLICIAIS NO DF

"Comunista vagabundo financiado por sindicatos de esquerda!" - De acordo com Pedro Sangeon, esta foi uma das frases ditas pelos policiais que o agrediram. Formado em artes visuais pela UnB, o artista urbano, ilustrador e criador do famoso personagem Gurulino é conhecido por sua contribuição artística no DF. Na abordagem policial, foi violentamente detido porque agentes confundiram grafite com pichação.

ree

Um artista Um artista de Brasília Um artista de Brasília respeitado e premiado Um artista de Brasília respeitado e premiado pela Secretaria de Cultura Um artista de Brasília respeitado e premiado pela Secretaria de Cultura foi preso Um artista de Brasília respeitado e premiado pela Secretaria de Cultura foi preso

e obrigado a ficar nu na delegacia Um artista de Brasília respeitado e premiado pela Secretaria de Cultura foi preso

e obrigado a ficar nu na delegacia enquanto os policiais civis o obrigaram a fazer flexões...

...Eles riam dele.


Pedro Sangeon é um dos artistas é um dos artistas visuais mais respeitados de Brasília. Criador do personagem Gurulino - uma criatura zen que está em diferentes pontos de Brasília - ele e dois amigos foram abordados por policiais militares próximos ao Lago Norte e autuados como pichadores. Os grafites produzidos por Pedro possuem relevância história no DF e estampam muros e espaços culturais há vários anos.


De acordo om um forte e gravíssimo depoimento postado nas redes sociais, Pedro contou um caso de abuso de autoridade sofrido por ele em junho deste ano. A postagem revela detalhes aterrorizantes:


"Um dia, no final de junho, seguindo a risca todo o protocolo da pandemia, sai para pintar um mural na rua, com o intuito de trazer um respiro de arte pra cidade, como faço há mais de 7 anos e como sou reconhecido pelas pessoas de Brasília. Fui abordado violentamente pela polícia. Não pude nem sequer dizer o meu nome. Fui agredido verbalmente e com truculência física. Não pude falar, pegaram meus documentos, tomaram meu celular, tiraram a identificação do uniforme. Fui levado para a delegacia onde fui preso, algemado à uma barra de ferro, obrigado a ficar sem roupa e fazendo flexões enquanto eles riam. Fui xingado, ameaçado e humilhado por polícias pró-governo. Repetiam o tempo todo que, se eu fosse 'bolsonaro', o tratamento seria outro".

ree
Reprodução: Internet

"COMUNISTA VAGABUNDO FINANCIADO POR SINDICATOS DE ESQUERDA"

Sim... esta foi uma das frases escritas por Pedro na denúncia aberta pelas redes.


"Fiquei sem direito a usar máscara, sem celular, sem roupa, algemado, em uma cela trancada. Me chamaram repetidamente de 'comunista vagabundo financiado por sindicatos de esquerda'. Isso durou mais de 4 horas na cela, em uma delegacia do Paranoá, sem que nenhuma pessoa, amigos ou familiares soubessem do meu paradeiro. O que aprendi com isso? Que precisamos ser fortes, falar sobre o que está acontecendo e deixar claro, para aqueles que escolheram o governo atual, o que vem acontecendo com os artistas da cidade e que precisamos urgentemente se manifestar, votar com mais clareza, consciência e bom senso".


Ironicamente, Pedro passou por tudo isso, no mesmo mês em que recebeu oficialmente o reconhecimento de seu trabalho pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Reconhecimento esse por seus serviços de grafite para a cidade. "Alguma coisa muito errada e sombria está acontecendo no coração das pessoas. Isso precisa mudar”, comenta o artista, que também é requisitado por órgãos do governo de Brasília para ilustrar espaços geridos pelo GDF.

ree
Foto do site da Secretaria do Meio Ambiente do DF. A obra de Pedro foi selecionada para outdoor do Parque Olhos d'água - ASCOM GDF

Numa reportagem também muito forte veiculada no Portal G1, há a informação de que um sargento da PM estava patrulhando a região do Lago Norte quando viu o grupo pintando uma área pública. Eles foram presos e levados para a 6ª DP, no Paranoá, onde foi registrada uma ocorrência por pichação, e as tintas e pincéis ficaram apreendidos. Ainda de acordo com a matéria, Fábio Félix, deputado presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF, disse que vai acompanhar o caso.


A Secretaria de Cultura diz que lamenta o episódio. A PM diz que a responsabilidade é da Polícia Civil/. A Polícia Civil disse que vai apurar se houve mesmo abuso de autoridade. Se isso não faz o seu coração sangrar, se isso não te faz tremer de pavor, ira e desespero... é porque já chegamos ao fim.


O Portal Conteúdo presta solidariedade a Pedro Sangeon e espera que o caso seja apurado com ética, responsabilidade e rapidez.


Brasília, setembro de 196... de 2020.

3 comentários


Luci Mari Leite Jorge
Luci Mari Leite Jorge
03 de mai. de 2021

#ForaBolsonarogenocida! Não a tortura e ditadura! Não passarão!

Curtir
Membro desconhecido
05 de mai. de 2021
Respondendo a

vou voltar nesse artigo daqui 3 dias para ver se fui respondido

Curtir
oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page