• Josuel Junior - Editoria

ANOS 80 NA MODA: SASSARICANDO DE VOLTA A TV

Mais uma novela da década de oitenta será reprisada. Dessa vez, Sassaricando foi a escolhida para exibição no Canal Viva. Na trama, os "sassaricos" de Paulo Autran.

A primeira coisa importante a saber sobre "Sassaricando" é que o título não tem nada a ver com a trama. Silvio de Abreu, o autor, revelou em entrevista ao projeto Memória Globo que o ator Paulo Autran havia confessado que gostaria de trabalhar com a atriz Tônia Carreiro. Pensando nisso, Silvio fez uma novela em que a personagem dele, chamada Aparício Varella, se apaixonaria por três mulheres ao mesmo tempo: Penélope (Eva Wilma), Leonora (Irene Ravache) e Rebeca (Tônia Carreiro). Aparício só teve coragem de encarar as três mulheres após a morte de sua esposa: a cruel Teodora Abdalla, que volta das profundezas para atormentá-lo.


Entendida a história, vamos ao título... Um dia, muito antes da obra ser concebida, Daniel Filho (diretor de teledramaturgia na época) brincou com amigos e disse que tinha um título ótimo para uma novela, mas que ninguém nunca havia usado: Sas-sa-ri-can-do. Silvio de Abreu, que estava entre os amigos, se manifestou e disse que toparia dar esse nome à uma novela. Assim, a trama de Paulo Autran com Tônia Carreiro virou "Sassaricando" - clássico da televisão brasileira.


A novela contou também com outros núcleos com personagens importantes: Havia a popular personagem Tancinha, vivida por Cláudia Raia. A feirante paulistana falava tudo errado e logo caiu no gosto dos telespectadores; Do outro lado da história, a excêntrica herdeira milionária Fedora (Cristina Pereira) e o vigarista Leozinho (Diogo Vilela), com seus hilários jogos sexuais; Por fim, Bob Bacall, interpretado por Jorge Laffont (a Vera Verão). Na novela, a personagem Bob ficava numa boate, treinava bailarinas, até que na reta final, descobre-se uma organização mafiosa no lugar, mostrando outra faceta da personagem.


Há poucos anos, a Globo fez um remake do folhetim, dessa vez batizado como "Haja Coração". Dessa vez, Daniel Ortiz foi o responsável por fazer a readaptação.


A volta de "Sassaricando" está prevista para setembro no Canal Viva.


© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com