A VERSATILIDADE DE FABIO LOPES

O artista Fabio Lopes desenvolve desenhos com modelos masculinos. Passeando por diferentes linguagens das artes visuais, suas produções fazem sucesso em zines, exposições e na internet.

Registros de Fabio Lopes - Arte sobre imagens da internet

Ele é ator, performer, artista visual e um provocador das redes. Morador de São Paulo, Fabio Lopes tem conquistado espaço com o público espontâneo da internet através de seus desenhos que retratam a intimidade humana. A cada nova postagem, uma nova surpresa.


Conheço Fabio desde 2018 e como espectador de seu trabalho me identifico e me encontro enquanto artista, enquanto público e enquanto homem. Assim como eu, muitos entusiastas da liberdade de expressão através da arte do desenho e da ilustração tambémo seguem pelas redes, sempre observando as novas produções, que transitam entre a ousadia e diferentes técnicas de desenho e pintura.


Curiosamente, o público de homens é maior em suas redes. Isso se deve ao fato de uma identificação imediata com as fragilidades e a potência desse homem moderno (seja gay ou não) que, ao se ver através do outro, reflete sobre si mesmo. A comunidade LGBTQ também é bem fiel ao que o artista posta nas redes.

Reprodução: Internet

O contato com o desenho veio na infância. Com o passar dos anos, o ato de desenhar ganhou nossos ressiginificados para o artista.


"Eu sou uma pessoa tímida, embora socialmente não pareça, e durante a adolescência a timidez era maior. Nessa época, eu desenhava para me relacionar, usava os meus desenhos para ser notado. Hoje esse período da adolescência é para mim um momento-chave enquanto poética e conceito, no sentido de que eu ainda preciso entender e desenvolver muitas coisas em relação ao meu processo artístico com o desenho. Mas tenho consciência de que o desenho enquanto poética, para mim, é um dispositivo relacional. Hoje quase todas as escolhas profissionais que eu fiz partiram ou foram por causa do ato de desenhar."

Nanquim, hidrocor, aquarela... São muitas as técnicas pelas quais Fabio passeia. O hábito de experimentar materiais diversos em suas composições foi desenvolvido quando cursava Artes Visuais. A intuição, o risco e o hibridismo artístico o ajudaram e ajudam a contar sua trajetória.

"Acho muito importante focar em uma única técnica ou material a fim de alcançar certo domínio, mas para mim isso muito difícil (rs). Gosto do hibridismo artístico e a possibilidade de explorar materiais e suportes é uma das coisas que artisticamente me impulsiona a continuar produzindo. São muito ricas as possibilidades de experimentação de uma sessão modelo vivo, porque é um momento de estudo prático de observação do corpo humano, que pode servir para diversas áreas não artísticas também."

Acervo do Artista

Há três formas de ser desenhado por Fabio: Antes da pandemia, era possível ser modelo vivo presencialmente. Outra opção oferecida a homens que querem ter um trabalho assinado por ele é a de enviar uma foto para que ela possa ser reproduzida no papel. Atualmente, no período de pandemia, surgiu a possibilidade de sessões on-line. E como o jogo da arte requer mais e mais experimentações, até eu me arrisquei numa dessas sessões remotas para ver e sentir como tudo funciona. É simples... A pessoa interessada o procura, agenda uma data, forma de pagamento e em uma semana o resultado chega em alta resolução por e-mail.


De sua casa-ateliê, Fabio orienta o modelo sobre o andamento do trabalho. É uma conversa bem fluida, espontânea e casual. Aos poucos, as poses ganham forma e um pouco de direção artística. Assim, o trabalho é feito ali mesmo, ao vivo. No meu caso, algumas posições curtas de 5 minutos e outras de 10. Traços, linhas, contornos, preenchimentos são decididos por ele no momento da interação. É sempre uma surpresa.


"Nas sessões on-line que venho fazendo tem sido interessante a experiência de observar a dinâmica de tempos – o tempo dilatado das poses que o modelo está fazendo, na maioria das vezes em sua casa, que fica em outra cidade, estado ou país, e cuja imagem chega até mim por meio de dispositivos ágeis, como celular ou computador, enquanto retrato o corpo do modelo por meios analógicos, usando canetas, lápis e tintas, em outra dilatação de tempo. Até o momento, só tive respostas positivas por parte dos modelos. Sobre o público, acredito que, se continuam seguindo e curtindo as postagens, é porque estão gostando também."

Obras de Fabio Lopes

Se ele registra, ele também posa. Posa pra si mesmo e posa pra outros artistas. Esse exercício continuado é que demonstra o amadurecimento e a sensibilidade de seu trabalho.


"O ato de posar nu envolve muitas questões, que variam de pessoa para pessoa. Particularmente, eu não me sinto em risco enquanto modelo de nu. Posar nu é algo muito importante no meu processo artístico, porque foi a partir daí que comecei a introduzir meu corpo nas minhas produções, e porque me ajuda a entender o lugar do modelo. Gosto de pensar o corpo, num contexto artístico, enquanto signo e objeto de composição. Claro que, na maioria das vezes, um corpo nu vai sempre chamar mais a atenção que os demais signos num todo de uma composição. Eu, enquanto homem negro e gay, acho importante retratar a diversidade de corpos masculinos, por mais que isso ainda aconteça de uma forma não plena e cheia de repetições de padrões, mas é uma tentativa. Neste momento que estamos vivendo, há muito tempo, é importante trabalhar temáticas e estéticas que confrontem o conservadorismo, mesmo sendo algo cansativo e desanimador."

Fabio Lopes

Se você também quer realizar uma sessão on-line com ou realizar uma encomenda com uma foto já existente, entre em contato com o artista pelas redes sociais para saber sobre valores e demais instruções. Fabio Lopes é um desses nomes da contemporaneidade que têm muito o que dizer sobre a produção artística do nosso tempo.


@zineflopes

@oflopes

1/5

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com