top of page

1º DIA DA MOSTRA BRASCHI DE CINEMA EM BRASÍLIA CONTA COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES, ARTISTAS E PRODUTORES

A abertura da mostra que conta com a exibição de filmes chilenos foi realizada no Cine Brasília.

Pedro Lenehr (produtor da Mostra BRASCHI), Secretário Robinson Cardoso (Secretário Executivo de Relações Internacionais do Distrito Federal), Embaixador Issa Kort (Embaixador do Chile no Brasil) e Ministro Cesar Barrio (chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira do Ministério das Relações Exteriores).  Foto: PC Cavera
Pedro Lenehr (produtor da Mostra BRASCHI), Secretário Robinson Cardoso (Secretário Executivo de Relações Internacionais do Distrito Federal), Embaixador Issa Kort (Embaixador do Chile no Brasil) e Ministro Cesar Barrio (chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira do Ministério das Relações Exteriores).  Foto: PC Cavera

Começou em Brasília a Mostra Braschi, que busca aproximar profissionais, empresas e instituições capazes de transformar afinidades culturais em projetos concretos, contribuindo para o desenvolvimento de novas coproduções, o intercâmbio de experiências e a construção de estratégias conjuntas de financiamento, produção, distribuição e internacionalização das obras realizadas no Brasil e no Chile.


Criada pela Lenehr Filmes, a iniciativa promove o encontro entre obras históricas e contemporâneas, profissionais do audiovisual, instituições culturais e o público, ampliando o acesso ao cinema latino-americano e estimulando novas oportunidades de colaboração entre os dois países.

Público no Foyer do Cine Brasília. Foto: PC Cavera
Público no Foyer do Cine Brasília. Foto: PC Cavera

Com eixos curatoriais relacionados a território, trabalho, memória, cidades, periferias, diversidade, juventude, patrimônio e relações Brasil–Chile, a mostra entende o cinema como ferramenta de encontro, reflexão e reconhecimento entre sociedades latino-americanas. Além de promover obras e realizadores, o projeto pretende formar novos públicos, descentralizar o acesso às atividades culturais e ampliar sua presença em diferentes cidades e regiões dos dois países.

Pedro Lenehr , Issa Kort (Embaixador do Chile no Brasil) e Ministro Cesar Barrio (chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira do Ministério das Relações Exteriores).  Foto: PC Cavera
Pedro Lenehr , Issa Kort (Embaixador do Chile no Brasil) e Ministro Cesar Barrio (chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira do Ministério das Relações Exteriores).  Foto: PC Cavera

Na cerimônia de abertura, discursaram o Embaixador do Chile no Brasil Issa Kort discursando na abertura, o Ministro Cesar Barrio do Ministério das Relações Exteriores, Chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira e o organizador da mostra, o cineasta e produtor Pedro Leneh, que traduziu ao Portal Conteúdo a importância dessa plataforma permanente de intercâmbio cultural, formação profissional e construção de pontes entre o cinema brasileiro e o cinema chileno:

"Eu desejo que a comunidade cinematográfica brasileira e chilena se empodere porque a mostra é um espaço de encontro e uma ferramenta política e industrial para os dois países. Qual é a cinematografia que nós queremos contar dos nossos países? São cinco dias de mostra com oito filmes, sendo cinco deles de arquivo e patrimônio histórico trazidos diretamente da Cineteca Nacional do Chile. São filmes de extrema qualidade e raríssimos! Se não o verem agora, creio que não os verão mais.", explica o produtor.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE BRASÍLIA

CINE BRASÍLIA - EQS 106/107 - Asa Sul, Brasília


Dia 2 (12/08)

20h - O Grande Circo Chamorro (El Gran Circo Chamorro) - Filme de José Bohr

(Ficção, 107 minutos, 1955, Chile)


Dia 3 (13/08)

18h30 - O Chacal de Nahueltoro (El Chacal de Nahueltoro) - Filme de Miguel Littin

(Ficção, 89 minutos, 1969, Chile)

20h30 - Denominación de origen - Filme de Tomás Alzamora Muñoz

(Ficção, 86 minutos, 2024, Chile)


Dia 4 (14/08)

18h30 - La Flaca Alejandra - Filme de Carmen Castillo e Guy Girard

(Documentário, 60 minutos, 1992, Chile)

20h - A Onda (La Ola) - Filme de Sebastián Lelio

(Ficção, 129 minutos, 2025, Chile)


Dia 5 (15/08)

18h - A Fronteira (La Frontera) - Filme de Ricardo Larraín

(Ficção, 118 minutos, 1991, Chile)

20h20 - Corpo Celeste (Cuerpo Celeste) - Filme de Nayra Ilic

(Ficção, 96 minutos, 2025, Chile)


Entrada Gratuita



Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page