top of page

WEBSÉRIE HOMENAGEIA ARTISTAS CONSAGRADOS DE BRASÍLIA

Documentário, exibido no youtube, celebra a vida e carreira de personagens renomados em diversas áreas da cena cultural do DF

Arte de Henrique Marinelli

A série documental “Brasília, 60 anos de Cultura” estreou nesta primeira semana de abril, no canal do YouTube (@vanguardacine), com 9 episódios de até 1h de duração apresentados semanalmente na plataforma. A websérie tem como premissa uma narrativa sobre a trajetória de artistas com mais de 60 anos, que foram pioneiros no desenvolvimento e crescimento do cenário cultural da cidade.

Cada episódio é focado em um artista, contando sua experiência na cultura do DF, abordando progressos, dificuldades, política, como a arte foi fomentada no início de Brasília e o ponto que ela se encontra nos dias atuais. Uma das propostas da série é mostrar também a perspectiva de cada entrevistado sobre a cidade e como é estar inserido em sua ambientação que mescla concreto e campos arborizados.

A websérie é produzida pela Vanguarda Cine Ateliê e realizada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Além do Youtube, será disponibilizada também no formato de podcast para os usuários do Spotify e com acessibilidade em todas as plataformas.


O 9° episódio da série é um especial em homenagem a um dos grandes fotógrafos da cidade, Luis Humberto, que faleceu antes da conclusão do projeto.

De acordo com o diretor do projeto, Arthur Gonzaga, a série propõe um resgate dos artistas e ativistas culturais, que vem construindo ativamente a identidade cultural de Brasília. Estes artistas percebem, assim como nós, a arte do DF em um movimento de crescimento e potência para todos os cantos do país…é parte de um processo que vem desde a fundação da cidade ", destaca.

PROGRAME-SE

Websérie: Brasília, 60 anos de Cultura

A partir de 3 de abril

No canal do YouTube: @vanguardacine


Episódio 1 - Música com Martinha do Coco

No Ar

Sinopse: A pernambucana Marta Leonardo, conhecida artisticamente pela alcunha de Martinha do Coco, é moradora do Paranoá há mais de 40 anos. Martinha foi empregada doméstica e babá antes de ingressar na música. Quando trabalhou como gari, fez parte de uma banda com instrumentos reciclados. O samba de coco é sua marca e devido ao ritmo musical, todo ano ela promove, no Paranoá, o pré-carnaval de rua com o bloco Segura o Coco.

Em nosso primeiro episódio conversamos com Martinha sobre: arte, referências da sua cidade natal, família, música e seus projetos culturais.


Episódio 2 - Circo com Palhaço Formiguinha - Ivan Portugal

No Ar

Sinopse: Ivan Portugal, mais conhecido como Palhaço Formiguinha, fundou a cena circense em Brasília. Neto de portugueses, também de origem circense, é proprietário do circo Real Português e trabalha como palhaço há 77 anos. Neste bate-papo, ele relembra momentos da sua carreira, fala sobre a pandemia, família circense e sobre como é a vida rodando o país com o circo.

Episódio 3 - Fotografia com Kazuo Okubo

No Ar

Sinopse: No terceiro episódio da websérie "Brasília, 60 anos de cultura”, o nosso entrevistado é o fotógrafo Kazuo Okubo. Trabalhando há 40 anos com a arte da fotografia, ele ingressou na publicidade em 1989. Em 2003 ele decidiu focar a carreira apenas em criações autorais e posteriormente, em 2009, inaugurou em Brasília a primeira galeria de arte de fotografia no Centro-Oeste, A Casa da Luz Vermelha. Aqui ele aborda diversos temas como: polêmicas em sua carreira, política, família, religião e opressão à arte.


Episódio 4 - Cinema com André Luiz Oliveira

No Ar

Sinopse: O cineasta baiano André Luiz Oliveira desenvolveu seu primeiro longa-metragem “Meteorango Kid – O Herói Intergaláctico” e com ele foi vencedor de muitos prêmios. Realizou também o filme "A lenda de Ubirajara", baseado na obra de José de Alencar Ubirajara, discos com inspiração na poesia de Fernando Pessoa e diversos comerciais para TV. Chegou a Brasília na década de 90 e a cidade abriu muitas portas ao seu trabalho cinematográfico. Neste episódio, batemos um papo com André Luiz, onde ele conta um pouco da sua trajetória de vida, sobre ancestralidade, envolvimento com autismo, prisão manicomial e como ingressou no cinema.

Episódio 5 - Artes Visuais com Ray de Castro

No Ar

Sinopse: No quinto episódio, a nossa conversa é com a artista plástica maranhense, Ray de Castro. Ela fala como chegou a Brasília em sua inauguração, como ela começou a pintar - ainda na escola, de quando foi professora de artes, sobre a falta de investimento nas artes plásticas, as dificuldades de viver da arte, sustentabilidade e de quando expôs suas obras no Palácio do Planalto, Banco Central, em Paris (com curadoria do Louvre) e em Israel.


Episódio 6 - Produção Cultural com Eduardo Cabral

No Ar

Sinopse: Goiano, radicado em Brasília, começou a vida como artista plástico, mudando seu ramo de atuação para a produção cultural. Foi responsável pela produção de grandes eventos no DF, como a Bienal do Livro e Leitura e edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No 6º episódio, Eduardo discorre sobre as dificuldades na produção cultural em Brasília, a lei Rouanet e como a pandemia afetou o setor.


Episódio 7 - Literatura com Gustavo Dourado

No Ar

Sinopse: O episódio foca na carreira do professor, escritor e poeta, Gustavo Dourado. Membro efetivo da Academia de Letras do Distrito Federal e autor de 12 livros, alguns premiados e com poemas traduzidos em cinco idiomas. Gustavo já foi também premiado na Áustria e é recomendado pelo World Poetry Day e World Portal Libraries, ambos da Unesco. Natural da Bahia, Gustavo comenta um pouco sobre como ingressou na literatura através dos cordéis, sua chegada a Brasília, como se tornou parte também da Academia de Letras de Taguatinga, sobre a ditadura e sobre políticas de apagamento da informação e cultura.

Episódio 8 - Teatro com Zé Regino

Data: 27 de abril

Hora: 20h

Sinopse: José Regino é diretor, ator, cenógrafo e figurinista – natural de Minas Gerais, chegou em Brasília no ano de 1969. Hoje ele é considerado uma das figuras mais importantes do teatro de Brasília. Neste episódio, Regino fala um pouco sobre como as políticas públicas influenciam diretamente em seu trabalho, a “americanização” das artes na cidade, ditadura e sobre o medo de não conseguir se aposentar algum dia.


Episódio 9 - Especial em homenagem a Luis Humberto

Data: 01 de maio

Hora: 20h

Sinopse: Especial em homenagem a Luis Humberto Martins Pereira, um dos fotógrafos mais notórios de Brasília. O episódio destaca sua trajetória na carreira como professor, fotógrafo e arquiteto. O fotógrafo formou-se em 1959 pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e começou a carreira trabalhando como desenhista no Ministério da Educação e Cultura. Estabelecido em Brasília, foi um dos principais expoentes da fotografia da nova capital. Em 2021, Luis Humberto faleceu aos 86 anos devido a um linfoma, mas seu legado permanece vivo na memória da cidade.


Mais informações:

Facebook: @vanguarda.cine

Instagram: @vanguarda.cine


Comments


bottom of page