top of page

VII MOSTRA DE INTÉRPRETES CRIADORES ALAYA DANÇA

Espetáculos, vivências, palestras e oficinas gratuitas e abertas ao público de 7 a 20 de agosto no Centro de Dança do DF.

CRÉDITO: SÁTIRO VALENÇA

A VIII Mostra de Intérpretes Criadores - Alaya Dança chega com o tema “ÉAQUIÓ”, que afirma a nossa vontade na via de outro olhar para o caos instalado no planeta, onde o viver, o sobreviver e o sentir se correlacionam com variantes individuais; transitando do singular e desaguando no contexto da coletividade. A reflexão gira em torno da afirmação da presença, do lugar, do agora, do tempo, da respiração, do pulsar do coração, da concretude a impermanência, no espaço circunstância e mediado por um movimento de alteridade.

Inspirado no tema, a oitava edição da mostra, realizada de 7 a 20 de agosto de 2022 no Centro de Dança do DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, conta com espetáculos, palestras e vivências gratuitas, abertas ao público, e uma Plataforma de Processos Criativos, atividade de formação na qual participam 14 candidatos selecionados de vários estados brasileiros. "Nesse período estarão convivendo e trocando experiências com novos artistas e nomes de peso da dança contemporânea brasileira. E o público terá oportunidade de dialogar sobre o movimento e a dança e ainda apreciar espetáculos de grandes intérpretes-criadores, além do resultado da residência artística", afirma Lenora Lobo, diretora artística do evento.

A Plataforma, dirigida a novos criadores de todo país, é orientada por Rui Moreira e Tuca Pinheiro, profissionais renomados da dança e dramaturgia. A dupla terá o suporte da diretora do Alaya Dança, Lenora Lobo, e dos integrantes do Núcleo Alaya: Marcilma Carvalho, Christiane Lapa, Hilton Gonçalves e Cleani Calazans.

As Mostras do Alaya Dança vêm contribuindo ao longo dos últimos 22 anos com a investigação de novos formatos de criação em dança contemporânea. Após seis mostras investindo na identidade e no indivíduo, a 7ª edição se tornou chave de mudança, estimulou a expressão do singular no âmbito do contexto coletivo; numa Plataforma de Criação com novos artistas. A reverberação do resultado desta ação criou alicerce para o projeto da VIII Mostra em torno da Plataforma/residência, instigando o ato de criar pela troca e da coletividade.


PROGRAME-SE

VIII MOSTRA INTÉRPRETES CRIADORES - ALAYA DANÇA (ÉAQUIÓ)

De 07 a 20/08/2022

Local: Centro de Dança do DF

Direção Artística: Lenora Lobo

Produção: Arteviva

Realização: Alaya Dança

Residência Artística dos selecionados para a plataforma - Processo interno de imersão e criação.

Todas as atividades da VIII Mostra serão gratuitas e abertas ao público


ESPETÁCULOS

Local: Centro de Dança do DF

Espetáculo: Rastros de Vanilton Lakka

Data: 07/08/2022

Hora: 20h

Espetáculo: Co ÊS de Rui Moreira

Data: 13/08/2022

Hora: 20h

Espetáculo: A Rainha de Andrea Jabor

Data: 14/08/2022

Hora: 20h

APRESENTAÇÃO DA PERFORMANCE ÉAQUIÓ

Data: 19/08 e 20/08

Hora: 20h

Local: Centro de Dança do DF

*Dia 20/08 após apresentacão da performance teremos avalição final da VIII Mostra.

Diretor de criação/coreógrafo: Rui Moreira

Dramaturgia: Tuca Pinheiro.

Intérprete criadora Assistente/Alaya Dança: Marcilma Carvalho

Intérpretes Criadores /residentes

Alexandre ROIZ (Uberlândia), Edson Beserra (DF), Felipe Alexandre(PE), Luiza Monteiro(PA), Marcos Davi (DF), Melissa Figueiredo (BA), Monica Berardinelli, (DF) Naedly Franco (DF), Poema Mühlenberg (DF), Renata Roel (PR), Rodrigo Gondim (RJ), Selma Trindade (DF), Victor Alves (BH), Zé Reis (PI).

Intérpretes Criadores residentes/Alaya Dança: Christiane Lapa, Cleani Calazans, Hilton Gonçalves.

A VIII Mostra de Intérpretes Criadores é apresentada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Realização Alaya Dança e Produção Arteviva Produções

Curta a página do Alaya Dança no Facebook e acompanhe as

novidades sobre o evento/https://www.facebook.com/alaya.danca


Comments


bottom of page