top of page

VENÂNCIO SHOPPING RECEBE A EXPOSIÇÃO "É ARTE OU É MODA?" - DF

Venâncio Shopping recebe exposição “É arte ou é moda?” do coletivo Tela Ambulante. Artistas plásticos criam em peças de roupas em ateliê aberto com a presença do público

A partir de 12 de dezembro, a exposição coletiva “É Arte Ou É Moda?”, ocupa o Espaço Cultural do Venâncio Shopping e promove diálogos entre os processos criativos de artes visuais e a moda. A iniciativa acontece em ateliê aberto, onde 5 artistas plásticos convidados irão criar obras de arte em camisetas brancas.

 

Até 23 de março de 2024, o público poderá observar o trabalho do coletivo Tela Ambulante e os artistas em seu processo criativo. Combinando arte, moda autoral e transmutação têxtil, a marca repagina roupas que seriam descartadas no lixo e de garimpagem em brechós e as transformam em obras de arte, usando a moda como forma de expressão, conectando histórias pessoais com a cultura.

 

Além da exposição de 16 obras, o espaço também terá uma arara recheada de peças que podem ser adquiridas pelos interessados. Para quem preferir, pode fazer encomendas diretamente com os artistas ou levar uma roupa para ser customizada na hora, basta explicar o conceito que quer e combinar o preço.

 

Compõem o time de artistas plásticos Victor Hugo Soulivier, brasiliense e criador do coletivo Tela Ambulante; Madá Granja, graduada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB); Sairon Santos, produtor cultural e design de moda sustentável e principalmente com pintura e desenho; Marina        Rebello, que atua como pintora, ilustradora, designer e professora; e Vanessa Liberato, pintora e ilustradora. Cada artista convidado irá desenvolver 5 obras a partir de um diálogo com a nova série do coletivo Tela Ambulante “Cartas para você - Um olhar de Retorno ao Passado” além de produzir suas próprias cartas.  A coleção narra uma jornada poética através do tempo, um tributo à rica herança cultural que se entrelaça pelas raízes brasileiras. Fundamentada na street art, na arte têxtil e, sobretudo, nas Adinkras dos povos Acãs da África Ocidental.

 

Com o pleno crescimento da Tela Ambulante, Victor Hugo Soulivier optou por convidar artistas iniciantes no universo da arte têxtil para participarem deste novo ciclo. Atualmente, a marca conquistou reconhecimento internacional e tem pontos de venda fixos em São Paulo e Rio de Janeiro. “A ideia é dar visibilidade para artistas que não trabalham de forma direta com tecidos e criar a conexão entre arte e linguagem têxtil. E desta forma, promover um diálogo com o tecido para o desenvolvimento de novas obras ao mesmo tempo em que se tem a observação do público”, explica Victor Hugo Soulivier, fundador do Coletivo Tela Ambulante.

 

Ao longo dos 4 meses, o público também poderá participar de oficinas pagas e gratuitas que serão ministradas pelos artistas. Os temas estarão dentro do universo da moda e arte, como customização, cor e pigmentação, e também de expressões culturais, como dança. Interessados em fazer as atividades podem procurar o coletivo para fazer a pré-inscrição.

 

A iniciativa tem a colaboração e apoio do Venâncio Shopping, Andanças DF, It Espaço Colaborativo, Dreamks, Tarcísio Boquady Film, Imagina Juntos Distribuição, No Setor e Mais Flor.

 

Dia histórico

No dia 1º de janeiro deste ano, o projeto ganhou grande visibilidade ao vestir o influenciador Ivan Baron com um terno especialmente personalizado para o rito de passagem da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Sobre o Venâncio Shopping No centro da capital do país, desde 1976, o Venâncio Shopping traz em seu DNA um conceito inovador. Além de ser uma excelente opção para compras e experiências, é também é um Hub de Serviços e ponto de solução de pessoas, com sua torre business atrelada a torre de Serviços, alta gastronomia da capital como Jamie Olivier Kitchen e Outback Steakhouse. Entre os serviços oferecidos, estão opções como: obter vistos para os Estados Unidos, cartório de registro de imóveis em Brasília, clínicas e faculdades.

 

PROGRAME-SE

É arte ou é moda?

Data: de 12 de dezembro até 28 de março de 2024

Horário: segunda a sábado, de 10h às 21h

Local: Espaço Cultural do Venâncio Shopping

Entrada: gratuita

Redes sociais:

 

bottom of page