top of page

VEM AÍ O PROJETO BARRICADAS– 140 HORAS DEDICADAS À DANÇA NO DF

Com uma proposta de compartilhamento e multiplicação de saberes por meio da experiência coletiva de resistência, o projeto Barricadas realizará 140 horas de atividades voltadas à dança na capital.

Divulgação

O projeto Barricadas realizará 04 (quatro) residências artísticas de diferentes profissionais do Brasil e exterior. Os interessados poderão se inscrever pela internet e vivenciar de perto diferentes metodologias de trabalho. Ao final de cada residência, haverá uma apresentação aberta ao público, estimulando e promovendo a sinergia entre artistas e espectadores.


Barricadas será realizado no Centro de Dança, espaço reaberto há dois anos e situado no coração de Brasília, essa cidade plural, multifacetada, com habitantes oriundos de todas as partes do país. O projeto dialoga com uma cidade planejada para poucos, mas que hoje abraça muitas culturas. O projeto de ocupação fortalece a imagem do Centro de Dança como como aglutinador de ideias e arte, estimulando a livre criação artística e o pensamento crítico.


As residências contarão com uma artista internacional e três artistas brasileiros. Realizá-las sob o prisma da pesquisa coreográfica, sem perder o foco na formação artístico-humana, é um dos objetivos dos artistas que compõem o núcleo criativo deste projeto. Todas, todes e todos possuem larga experiência em Dança e arte-educação e em seus estudos desenvolveram modos particulares de absorver suas heranças e transformá-las em mote criativo, imprimindo originalidade e identidade cultural.


O projeto será dirigido ao público jovem e adulto, com faixa etária a partir de 15 anos. Espera-se atingir professores, artistas e pesquisadores das artes cênicas, além da comunidade em geral, que será convidada a também sentir, provocar e refletir por meio de investigações cênicas diversas. Cada participante selecionado receberá auxílio de R$150,00.


ARTISTAS

Barricadas contará com profissionais como Daniel Calvet, ex Quasar e Deborah Cia de Dança, fundador do Atelê do Gesto de Goiânia, Kanzelumuka, fundadora da Nave Gris de São Paulo, a colombiana radicada em Berlim, Martha Hincapie, que desde 2011 é diretora artística da Plataforma/SurReal de Berlim: Festival Ibero-Americano de Dança, e Edson Beserra, multiartista das artes cênicas de Brasília, que também assina a idealização do projeto.


Martha Hincapie, que está com convite aberto para a primeira semana de atividades, chegou ao Brasil antes do surto do Coronavírus (CODIV-19). Atualmente, está na Amazônia em pesquisa artística para buscar elementos que contribuam com a residência em Brasília.


O conceito de Residência Artística é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes e, a partir dos anos 80, consolidou-se em várias cidades da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão. A residência é uma plataforma para atuação e reflexão sobre práticas artísticas, centrada na necessidade de pensar a produção de forma crítica como geradora de conhecimento.


MÚLTIPLOS CORPOS, MÚLTIPLAS FORÇAS

Residência artística é resistência, é barricada de corpos.

Foto: Gabriel Soares

Criar coletivamente com respeito às individualidades e identidades de cada um, pode ser a potencial ferramenta transformadora dos próximos 20 anos de nossa existência.


Por meio das temáticas propostas pelo idealizador Edson Beserra aos coreógrafos convidados, tanto o público quanto os artistas envolvidos são convidados a refletir e estimular seus pensamentos críticos a respeito de corpos que vem sendo negligenciados durante séculos pela supremacia branca: o corpo negro, o feminino, o indígena e o corpo queer. Para isso, foram convidados artistas que representam essa multiculturalidade. Basta acompanhar a série de residências que compõem Barricadas nas redes sociais.


PROGRAME-SE

PROJETO BARRICADAS

QUANDO:

30/03 a 12/04 Residência com Martha Hincapie (Colômbia/Alemanha)

17/04 a 24/04 Residência com Kanzelumuka (SP)

04/05 a 10/05 Residência Com Edson Beserra (DF)

25/05 a 31/05 Residência com Daniel Calvet (RJ/GO)


ONDE: Centro de Dança de Brasília - St. de Autarquias Norte Q 1 -

HORÁRIO DAS RESIDÊNCIAS: 14h às 18h


*No último dia de cada residência haverá apresentação aberta ao público e à comunidade, com entrada franca. As apresentações serão destinadas a público reduzido de, no máximo, 40 pessoas.


Inscrição para as Residências: https://forms.gle/FheyaZwH5QVWUN3v8

Informações pelo e-mail: edsonbeserra.prod@gmail.com, com o assunto Barricadas.


EQUIPE

Coordenação Técnica: Emmanuel Queiroz

Designer Gráfico/ Criação de Identidade Visual: Thiago Ortiz

Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

O projeto é produzido pelo coletivo Composto de Ideias e conta o patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura da SECEC-DF e apoio do SENAT Berlim.

bottom of page