top of page

VÍDEOS ANTIGOS DE DULCINA DE MORAES NA INTERNET

Arquivos de entrevistas da atriz Dulcina de Moraes são disponibilizados na internet. O acervo conta com imagens raras da década de 1980.

Frame de entrevista rara de Dulcina de 1980/ TV Globo

São poucos os arquivos de vídeo com imagens da atriz Dulcina de Moraes, dama do teatro brasileiro do século XX. Algumas poucas imagens puderam ser vistas recentemente no documentário "Dulcina", de Glória Teixeira.


Dulcina, para quem não sabe, era figura presente em reportagens realizadas pela Globo em Brasília no início da década de 1980. Em alguns tapes preservados, é possível ver o Teatro Dulcina em construção (ele foi oficialmente inaugurado em 21 de abril de 1980). Na época, não havia ainda o conhecido telejornal DFTV. Havia desde a fundação da emissora em Brasília VT's produzidos para inserções nos noticiários nacionais. Isso quer dizer que as matérias realizadas com Dulcina devem ter sido exibidas originalmente na edição local do Jornal Nacional (gravado na cidade), no Jornal Hoje ou no extinto Jornal das Sete, apresentado por Carlos Campbel.


Os vídeos raros foram catalogados pelo ator de produtor brasiliense Josuel Junior, ex-aluno da Faculdade Dulcina, através de pesquisa sobre o arquivo da atriz realizada em 2013 para uma reportagem especial sobre a Fundação Brasileira de Teatro. Por muitos anos, essas entrevistas permaneceram guardadas e, com a produção do documentário "Dulcina", de Glória Teixeira, os vídeos vieram à tona. Ao todo, são 7 vídeos raros e alguns outros mais recentes. Confira:


Vídeo 1 - Bibi Ferreira estreia "Gota d'água" em Brasília

Vídeo 2 - Entrevista da atriz Dulcina de Moraes em 1980

Vídeo 3 - Dulcina de Moraes anuncia a abertura do Teatro e Faculdade Dulcina

Vídeo 4 - Acervo de Dulcina de Moraes

Vídeo 5 - Dulcina volta aos palcos

Vídeo 6 - A morte de Dulcina

Vídeo 7 - A crise no Teatro Dulcina - Reportagem produzida por Josuel Junior com os parceiros do DF Akira Martins e Davi Resende


E, ainda slides de antigos espetáculos da Mostra Dulcina


Hoje, algumas das reportagens estão disponibilizadas para artistas, admiradores e público em geral, valorizando e relembrando a história dessa que foi uma das mais importantes personalidades do teatro brasileiro: Dulcina de Moraes.

bottom of page