top of page

UNB RECEBE O SEMINÁRIO QUE INVESTIGA SITUAÇÃO DOS ARTISTAS DA CULTURA POPULAR DO DF

O projeto, investigou como artistas da cultura popular do DF sobreviveram durante os anos de pandemia. Os resultados serão revelados ao público em seminário no dia 4 de maio, na UnB, com entrada franca

Equipe do projeto com Mãe Dora de Oyá

No dia 4 de maio, a partir das 19h, o Anfiteatro 10 da Universidade de Brasília (UnB) será palco do seminário do projeto “Pandemia e Novas Mídias: estratégias de enfrentamento para músic@s da cultura popular”, financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).


O evento, aberto ao público, visa mostrar os resultados do projeto, idealizado pelo pesquisador Filipe Braga, coordenador da pesquisa; e pela musicista, produtora cultural e pesquisadora Juliana Cáceres. Será a oportunidade de conferir como a pandemia de Covid-19 afetou a arte popular do Distrito Federal e enumerar estratégias mais eficazes para o setor cultural em tempos de crise. Na ocasião, estarão presentes artistas e profissionais da cadeia produtiva da arte popular do DF. Eles irão relatar algumas de suas experiências e dificuldades enfrentadas durante os anos de crise sanitária, como oportunidades escassas de remuneração, recursos insuficientes para a sustentabilidade financeira e desafios no processo de virtualização do trabalho.


“Queremos reunir os artistas e a equipe do projeto para falar como foi a pesquisa e os seus possíveis desdobramentos. A ideia é que, posteriormente, as pessoas possam permanecer unidas para continuar a compartilhar experiências, pois os impactos da pandemia ainda se fazem presentes”, pontua Filipe Braga.


O seminário deverá, ainda, marcar o lançamento de outros produtos do projeto, como um documentário dirigido pelo cineasta Guilherme Campos. Ao longo das filmagens foram colhidos depoimentos dos nove artistas e profissionais da arte popular do DF escolhidos a partir de questionários on-line e entrevistas presenciais e por telefone. São eles: Martinha do Coco, Mãe Dora de Oyá, Lirys Catharina, Maíra Brito, Guará, Elias Viana, Cleudes Pessoa, Daniel Pereira e Davi Mello.


A produção audiovisual estará disponível, com acesso gratuito, no site www.pandemiaenovasmidias.com.br, o qual irá ao ar em breve. Além do site oficial do projeto e do documentário, serão lançados também um catálogo contendo os resultados da pesquisa e publicação digital de três artigos.


PROGRAME-SE

Seminário “Pandemia e Novas Mídias”

Data: Dia 4 de maio, às 19h

Local: Anfiteatro 10 da UnB

Entrada gratuita

Livre para todos os públicos

bottom of page