© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

  • Josuel Junior - Editoria

UDIGRUDI GRAVA CLÁSSICO DE VILA-LOBOS NO DiVerSom


Integrantes do Udigrudi, Marcio Vieira e Luciano Porto, realizam demonstração dos engenhosos instrumentos musicais do Parque Sonoro DiVerSom.


Foto: Luciano Porto


Os músicos e inventores, integrantes do Udigrudi, acompanhados do também instrumentista Matheus Ferrari, realizaram uma apresentação aberta ao público no Parque Sonoro DiVerSom, instalado no parque Ana Lídia, do Parque da Cidade. A apresentação foi gravada e,após editada, será lançada em formato de videoclipe.


Criteriosos e de ouvidos apurados, Marcio, Luciano e Matheus irão demonstrar a afinação das invenções, instrumentos musicais acoplados a tradicionais brinquedos infantis, que vêm encantando os adultos e, especialmente, as crianças. A canção que o trio ensaiou para esta apresentação/concerto é o clássico Trenzinho Caipira, de autoria de Villa-Lobos.


Os instrumentos interativos do DiVerSom, que visitantes de todas as idades exploram e serão tocados por seus criadores, são as Gangorras em formato de canoas, que têm bolinhas de gude que escorregam sobre barras de metal e soam como um xilofone. Os Balanços, que fazem soar cordas e sinos, quando o brincante se balança. O Escorregador, que proporciona uma experiência única: descer tocando um carrilhão microtonal com uma das mãos. A bicicleta acústica, apelidada de Hélissom, que quando pedalada faz girar um conjunto de hélices sonoras. E, por fim, tem o Trepa-Trepa Musical, no qual estão fixados instrumentos. O Parque Sonoro DiVerSom, em circulação por 10 localidades do DF, se despede do Ana Lídia na segunda-feira, dia 28, e será instalado, em seguida, no Parque Olhos D’Água com visitação aberta a partir do dia 1º de novembro. Esse projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura / Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa / GDF e tem o patrocínio do Banco de Brasília – BRB.


PROGRAME-SE


O Parque DiVerSom tem entrada franca, classificação indicativa livre e fica aberto para visitação das 6h às 18h, nos dias e locais especificados abaixo:


de 11 a 27 de outubro, Parque Ana Lídia, em Brasília (fecha às 20h)

de 1º a 10 de novembro, Parque Ecológico Olhos D’Água, em Brasília

de 15 a 24 de novembro, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho

de 29 de novembro a 08 dezembro, Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina

de 13 a 22 dezembro, Jardim Botânico de Brasília, em Brasília (abre às 9h)


Informações: (61) 9.9234-4274, (61) 9.8143-0093 ou parquediversom@gmail.com