• Josuel Junior - Editoria

TURNÊ NO PARÁ - ESPETÁCULO DO DF ABRE FINANCIAMENTO COLETIVO PARA VIAGEM

Coletivo Maniva/DF tem espetáculo selecionado para duas circulações no estado do Pará. Para viajar ao estado sem patrocínio, a equipe abriu campanha de arrecadação pela internet.


A partir de “Os três Mal-Amados”, poema-peça inacabada de João Cabral de Melo Neto, o espetáculo "Maniva" apresenta um recorte da vida de uma mulher. Num ato apaixonado ela se põe a preparar uma maniçoba, prato típico da culinária paraense, e, durante esse preparo, vive um encontro consigo mesma. Numa trajetória permeada pelo real e onírico vão se revelando os abismos e sutilezas que habitam as entrelinhas do amar.


Maniva é a folha da mandioca brava, muito conhecida por ser tóxica se ingerida na forma que é encontrada na natureza. É o ingrediente principal de um famoso prato da culinária paraense: a maniçoba. Pra ser comestível e não tóxica, a maniçoba precisa ser preparada após o cozimento da maniva por dias. Esse processo transforma a maniva, de ingrediente perigoso, em um prato de aparência duvidosa mas de sabor excepcional. Pela complexidade do preparo e pelo tom poético de sua história, Maniva também é o nome o solo teatral de Larissa Souza dirigido por Rafael Toscano e Yuri Fidelis. O fato da maniçoba ser um prato com potencial tóxico ou excepcionalmente saboroso traz ao espetáculo a potência metafórica e poética de debater temas como violência doméstica e relações de dependência tanto pelo olhar do espectador quanto da pessoa dependente ou violentada.


O Coletivo só não conseguiu ainda os recursos para viabilizar duas coisas que são primordiais para a circulação: translado (Brasília-Belém-Brasília) e hospedagem em terras paraenses. Pensando nisso, foi aberto um financiamento coletivo com a metade R$6.810,00. As doações podem ser feitas pela internet e possuem recompensas de acordo com o valor doado. As doações estão abertas até o dia 23 de dezembro de 2019.


CONTRIBUA

https://benfeitoria.com/manivabelembrasilia


PROGRAME-SE

16 de janeiro de 2020 Sesc Castanhal Castanhal | PA

17 de janeiro de 2020 Sesc Ver-o-Peso Belém | PA


QUEM FAZ

Realização: Coletivo Maniva Produção: Coletivo Maniva e Samia Oliveira Direção: Rafael Toscano e Yuri Fidelis Atuação: Larissa Souza Direção musical: Thiago Gama Concepção de iluminação: Luisa L'Abbate Operação de luz: Ana Quintas Assessoria de Imprensa: Laíra Mineura Design Gráfico: Rafael Toscano Registros fotográficos: Guilherme Ávila Videomaker: Guilherme Ávila

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com