TRUPICADA - TEATRO, MÚSICA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Grupo mineiro "Trupicada" aposta em um espetáculo que integra música, teatro, brincadeiras e contação de histórias. A “Trupi”, composta por oito músicos da cidade de Juiz de Fora - MG, já circulou por várias cidades do Brasil.

Via assessoria

Com um repertório de canções autorais, a Trupicada não para! As composições do grupo são fruto de um processo constante de trabalho e pesquisa sobre a cena brasileira da produção musical infantil, bem como da vivência com crianças em escolas da educação infantil e ensino fundamental, onde os integrantes atuam como professores de musicalização e de instrumentos.


Para atender ao público, a produção montou um show embalado pelas diversas canções de repertório próprio e por canções do cenário musical juiz-forano. A releitura da canção Chuva, Chuvisco, Chuvarada, do compositor Hélio Ziskind, uma das principais influências do grupo, é indispensável em todas as apresentações. Cantigas e brincadeiras de tradição oral, também presentes, valorizam e consolidam o vínculo e a interação entre a banda e o público.


O show abrange diversos estilos musicais como frevo, choro, moda de viola, rock, aliados a arranjos e letras que ampliam as referências da criança em relação à música, permitindo contato direto com artistas, instrumentos e instrumentistas, ampliando e fortalecendo laços significativos para a formação de um público atuante no que diz respeito ao saudável consumo cultural.


DESDOBRAMENTOS


Além das canções, todos os outros elementos que compõem o espetáculo são criteriosamente planejados pelos integrantes da “Trupi” e por parceiros do grupo. Assim, a iluminação, o figurino, os elementos cênicos e as intervenções em vídeo durante o show exercem papel fundamental na composição do espetáculo, ampliando o interesse das crianças pela apresentação, além de conquistar os pais que, sem se conterem, se envolvem na atmosfera criada nos shows da banda.


Um universo de inspirações, sonoridades e muita paixão pela música e pela cultura infantil. Tudo isso representa essa seleção especial de canções autorais que fazem parte do primeiro CD, que como não poderia ser diferente, também leva o nome da banda: Trupicada.

Via assessoria

Lançado em 2011, o álbum registra o encontro, a criatividade, a originalidade e a consolidação desta “Trupi” de amigos, desta “Trupi” de artistas. Um verdadeiro passeio pelo extraordinário mundo dos ritmos e estilos musicais. Contando com a participação especial de várias crianças que acompanham os shows em Juiz de Fora, além do MC Paloso, que emprestou seu talento na criação dos versos para o Rap do Poti, o CD TRUPICADA teve a direção musical de Fabrício Conde e os arranjos foram todos elaborados pelos próprios músicos que compõem a banda.


Confira no CD TRUPICADA doze canções repletas de ludicidade e temas que são coerentes com os interesses, vivências, curiosidades, dúvidas, reflexões e descobertas das crianças e que garantem momentos de puro deleite e de confraria familiar. Afinal, todo mundo entra no clima

desta divertida “Trupi”.



Para conhecer o grupo, acesse as redes sociais:

FACEBOOK: 

www.facebook.com/trupicada

YOUTUBE:

www.youtube.com/trupicada

INSTAGRAM

@trupicada

TrupiSITE:

linktr.ee/mcostacarvalho


Produção: Marcelo Costa Carvalho

1/5

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com