top of page

TOP CUFA DF 2023: CONCURSO DE BELEZA DO CENTRO-OESTE ACONTECE ENTRE MARÇO E MAIO

7ª edição do evento celebra a beleza e a diversidade do bioma cerrado

Em março, o maior concurso de beleza do Centro-Oeste está de volta para sua 7ª edição. O Top CUFA DF 2024 promete celebrar a diversidade e o talento de jovens das favelas e quebradas do Quadrado, proporcionando grandes oportunidades para quem sonha em fazer parte do mundo da moda. 


As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial do evento em https://topcufadf.com.br/


De acordo com Bruno Kesseler, Presidente da CUFA DF, “a expectativa para este ano é ainda maior. A cada edição o Top Cufa ganha mais força e espaço neste universo fashion, tão desejado por garotos e garotas. Mais do que uma competição de moda, o Top é uma manifestação de resistência e representatividade, que reafirma o compromisso da CUFA DF com a promoção do bem-estar e da autoestima das comunidades periféricas.”


Etapas e regras

Para participar, jovens talentos da quebrada candanga precisam seguir uma série de regulamentos descritos na página web do evento. O concurso é destinado a jovens entre 15 e 28 anos de idade, moradores das quebradas do DF. As pessoas interessadas em participar podem fazer a inscrição e escolher até duas categorias para concorrer: Fashion (feminino e masculino), e Street (feminino e masculino). Enquanto a categoria Fashion busca talentos para desfilar nas passarelas, exibindo suas habilidades de modelo em um ambiente de alta moda, a categoria Street é voltada para jovens que aspiram a carreiras em áreas mais diversas, como a publicidade e a representação de estilo urbano.


As etapas do concurso incluem:

  • Desfile da Primeira Seletiva: esta etapa inclui a seleção de 32 candidatas e 32 candidatos para se profissionalizarem no mundo da moda, entre os cerca de 800 inscritos moradores das periferias.

  • Workshop de Moda e Segunda Seletiva: um dia de workshop será oferecido para 64 candidatos (as), seguido pela seleção de 16 finalistas para a grande final. 

  • Sessão de Fotos: As 16 candidatas e os 16 candidatos finalistas participarão de uma sessão de fotos em pontos turísticos da periferia para a confecção de book fotográfico/composite.

  • Final do Concurso: a grande final do concurso acontecerá em dois dias, com workshops, feira de empreendedorismo e desfiles finais nas categorias Fashion e Street, tanto para a categoria feminina quanto para a masculina. 

*Os horários e locais de cada etapa serão anunciados, em breve, no site oficial do evento.

A celebração do bioma cerrado


O tema escolhido para a edição de 2024 do Top CUFA DF, o Bioma Cerrado, reflete não apenas a beleza natural da região, mas também sua importância histórica e ambiental. Nas palavras de Anderson Quack, diretor artístico do projeto, "o cerrado tem uma beleza natural exuberante que por si só já seria inspirador. Além disso, está entre os biomas mais importantes do Brasil. E a moda é, antes de tudo e sobretudo, um lugar de beleza, onde se valoriza o belo, a estética, o conceito e a diversidade." 


Ainda segundo Quack, um dos papéis da moda é dar voz e visibilidade para questões sociais relevantes como a preservação ambiental. “O Top Cufa DF 2024 se inspira em todas essas camadas que envolve o Bioma Cerrado como forma de homenageá-lo, de preservá-lo e de mostrar a capacidade do mundo da moda em traduzir essa exuberância na passarela.”


Sobre o Top

O Top CUFA DF é mais do que um concurso de beleza. É uma oportunidade para os jovens da periferia mostrarem seu talento e ganharem visibilidade em um cenário muitas vezes dominado por padrões inatingíveis. Além disso, o evento destaca questões importantes, como a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura regional. Em números gerais, mais de 5 mil pessoas  já passaram pelo concurso, entre jovens participantes, familiares, apresentadores, artistas, jurados do concurso, professores, produtores, técnicos, e público em geral.


Além de ser uma plataforma de expressão artística e cultural, o Top CUFA DF também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social e na valorização da identidade das comunidades periféricas. Ao oferecer oportunidades de capacitação e empoderamento para jovens participantes, o concurso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 


PROGRAME-SE

Top Cufa DF 2024

Data: de março a maio

Comentários


bottom of page