top of page

TAGUATINGA É PALCO DO PROJETO VIRANDO O JOGO

Jornada de inspiração e empoderamento acontece neste sábado (2), no Taguaparque, com atrações de dança, música, teatro, roda de conversa e exibição do filme “Virada de Jogo”


Espetáculo "Vixe Maria" - Divulgação


No próximo sábado, 2, o Taguaparque recebe o projeto Virando o Jogo, uma iniciativa do Instituto Cultural e Social Lumiart, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O evento traz apresentações de música e dança, espetáculo teatral, roda de conversa e exibição do filme “Virada de Jogo”, que conquistou o prêmio de Melhor Roteiro na Mostra Brasília de 2022, no Festival de Cinema de Brasília.


O encontro começa a partir das 10 horas da manhã, em Taguatinga, e tem o objetivo de fortalecer o empoderamento feminino, à inclusão e à igualdade de gênero. Uma das atrações é o espetáculo “Vixe Maria” que, através do humor, mostra a superação de uma mulher que descobre o seu poder, apesar das dificuldades que enfrenta. A apresentação é uma adaptação livre da obra de Ariano Suassuna.


Além disso, o projeto exibe o filme “Virada de Jogo”, um curta sobre seis vozes que contam histórias de mulheres que compartilharam suas dores e transformaram a união feminina em amor, esperança e luta. Elas mostram que não há limites para a pressão que a mulher é capaz de suportar, pois frente a cada obstáculo, sua força transborda e gera, naturalmente, uma nova virada.


A atração musical fica por conta de Dona Gracinha da Sanfona. A artista é a resistência pura do povo nordestino e da cultura popular brasileira. Gracinha nasceu em Floriano (PI) e enxerga bem pouco e só com o olho esquerdo, e só anda com a perna direita, mas nada a impediu de se entregar a sua paixão pelo forró pé de serra.


Terão também apresentações de dança do Grupo Resiliência Negra, Mestre Minhoca, do Grupo de Sobradinho Rota do Cavalo, e palestras inspiradoras de mulheres fortes e resilientes. Na roda de conversa, a cineasta pernambucana e embaixadora da paz, Nubia Santana compartilhará a sua jornada que a levou a ser presidente da APROCINE (Associação de Produtores e Realizadores de Cinema e Audiovisual). Antes a cineasta caminhava 36 km para estudar e trabalhava como carvoeira no interior de Pernambuco.


Ao término do evento, todos os participantes serão agraciados com um lanche delicioso e terão a oportunidade de interagir com convidados especiais. Mais do que um simples evento, a Jornada de Inspiração e Empoderamento "Virando o Jogo" representa uma celebração da diversidade cultural que define nosso país.



PROGRAME-SE

Virando o Jogo em Taguatinga

Data: Sábado, 2 de setembro

Horário: 10 horas

Local: Taguaparque

Entrada gratuita / Classificação Livre

Redes sociais

@institutolumiart



Komentarze


bottom of page